Inovações tecnologicas no mercado de loteamentos.

O real impacto das inovações tecnológicas no mercado de loteamentos brasileiro

O mundo que conhecemos hoje atravessou uma complexa linha do tempo. Nela, observamos guerras, revoluções, doenças, revoltas… Todos esses momentos tidos como históricos impactaram a nossa civilização. Um dos principais setores que segue sendo impactado por tantas mudanças é o da tecnologia. Se, antes da COVID-19, vimos uma parcela das empresas do mercado imobiliário tentando encaixar inovações tecnológicas no mercado de loteamentos no dia a dia, neste momento, isso se tornou determinante para o sucesso ou o fracasso delas.

Para os loteamentos brasileiros, o momento é de transformação digital da experiência de compra da casa própria. Devido a pandemia, o relacionamento das pessoas com seu lar foi ressignificado. Isso fez com que mais pessoas buscassem casas no interior para ter mais qualidade de vida, podendo trabalhar em regime home office. Com isso, surgiu a necessidade de apresentar essas casas buscadas por meio da tecnologia nos loteamentos. 

Com este foco, surgiu um projeto em Atibaia/SP, lançado em julho de 2020, chamado Portal Lamis. Este empreendimento, além de possibilitar que os clientes utilizassem tecnologia para ver a casa como um “decorado” do lote, também apresentou toda uma nova proposta de vida atrelada à natureza e soluções tecnológicas próprias. 

Dentre os diferenciais tecnológicos apresentados para o empreendimento, estiveram: iluminação pública solar, usina de energia solar exclusiva e as soluções digitais InstaCasa de realidade aumentada, realidade virtual e outras, para escolha de suas casas. 

Como uma construtech que oferece soluções digitais capazes de contribuir, positivamente, para a venda dos lotes, a tecnologia da InstaCasa em conjunto com a proposta também inovadora do Portal Lamis, criou um sucesso comercial em menos de 45 dias, com 60% dos lotes disponíveis vendidos.

Tecnologia determinante para o sucesso de vendas

De acordo com Gabriela Milz Macedo, uma das idealizadoras do empreendimento, a tecnologia oferecida pela InstaCasa foi determinante para o sucesso das vendas. “A ferramenta da InstaCasa é inovadora e surpreendente. Como incorporadores do Portal Lamis, entendemos que é muito importante oferecer inovação e tecnologia em um mercado tão complexo e competitivo. Sabemos que o impacto da tecnologia e da inovação pesa muito no momento de decidir pela compra de um imóvel e foi justamente isso que nos moveu a buscar a parceria com a InstaCasa, a oportunidade de oferecer algo ‘fora da caixa’ para nossos clientes!”, explicou.

Como o setor de loteamentos é bastante tradicional e pulverizado, não existem muitas iniciativas de inovação voltadas a este mercado. Por isso, a InstaCasa busca levar inovações tecnológicas ao mercado de loteamentos e dinamizar os processos de venda e ocupação dos empreendimentos. Aqui, vale lembrar que não se trata, apenas, de utilizar as tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada que a construtech oferece. Trata-se de investir em uma solução digital e inovadora para pensar e planejar o seu negócio.

Conforme Macedo, essa forma digital de pensar no mercado imobiliário veio para ficar. “Acreditamos que vivemos o momento da tecnologia, do uso de ferramentas digitais. Esse processo passa por uma evolução natural, mas a pandemia da COVID-19 acelerou o seu curso. Muitos segmentos precisaram se reinventar e existem muitos pontos positivos nisso. No caso do mercado imobiliário, o digital permite que o “produto” chegue no consumidor muito mais rápido e com um custo significativamente menor. Essa tecnologia possibilita a entrega de um leque muito maior de informações, mais claras e objetivas e coloca fazendo com que o consumidor chegue no corretor com a decisão de compra bem mais evoluída. Para nós, essa é uma mudança que não só permanecerá como ainda veremos evoluções ainda mais rápidas. E necessárias!”, disse.

A InstaCasa possui tecnologia determinante para o sucesso de vendas.

O sonho da casa a apenas um click

Para uma noção mais aprofundada do real impacto das inovações tecnológicas no mercado de loteamentos brasileiro, de março até o mês de setembro deste ano, a InstaCasa acrescentou ao seu catálogo 24 empreendimentos. O também idealizador do Portal Lamis, Marcus Macedo, viu essa “mágica” acontecer diante dos seus olhos. “A solução oferecida pela InstaCasa aproxima o comprador do seu sonho. Através de tecnologia, o comprador pode ver não só a casa onde vai morar, mas o estilo de vida que propiciará à sua família ali. No Portal Lamis, fizemos questão de proporcionar qualidade de vida, segurança e lazer aliados à inovação e sustentabilidade. A ferramenta da InstaCasa permite nossos clientes visualizarem nossa proposta, de forma muito clara e objetiva. Essa foi um grande diferencial no enorme sucesso de vendas que tivemos”, resumiu.

Os compradores de lotes parceiros da InstaCasa conseguem visualizar de forma efetiva o que poderia ser construído em cada lote. Além da visualização da planta em tempo real, temos outros benefícios  importantes que podem auxiliar no processo de venda como, por exemplo, experiência através de realidade aumentada e realidade virtual, tour virtual pelas ruas futuras do empreendimento, tour virtual no interior da casa, tour virtual pelas ruas atuais do empreendimento, a calculadora do custo de  construção dos projetos escolhidos, a orientação para a aprovação do projeto na prefeitura local e para obtenção do financiamento para construção.

Tais ferramentas costumam conquistar o cliente em um piscar de olhos, uma vez que mostra ser possível realizar o sonho da casa em apenas um click. “Os projetos oferecidos pela InstaCasa são realmente bem legais e atuais. Mas a realidade aumentada é uma sensação entre os clientes. Isso faz com que deixe de ser apenas um projeto e se torne o sonho daquela família. Nesse momento, o comprador percebe que as vantagens que o Portal Lamis e a InstaCasa oferecem juntos não são encontradas em nenhum outro lugar”, encerrou Macedo.

Por isso, fazer com que o percurso do sonho seja um pouco mais fácil é uma maneira de acelerar esse processo e atender as expectativas de informação por parte dos integrantes do mercado de loteamentos brasileiro, que estão cada vez mais exigentes.

Se achou esse post sobre inovações tecnológicas no mercado de loteamentos relevante, assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.