7 razões para investir na compra de lotes!

A compra de lotes é um dos investimentos mais benéficos e seguros do mercado imobiliário. Seja para você construir sua casa dos sonhos, seja para investimento futuro, a compra de lotes carrega muitas vantagens além de ter grande valorização.

Antes de seguir em frente, você sabe o que são loteamentos? 

Conceitualmente, os loteamentos são subdivisões de “gleba” (porção de terra) em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes. Agora você já sabe! 😉

A venda dos loteamentos se relaciona a diferentes pessoas e questões jurídicas. É fundamental manter-se informado sobre as vantagens de comprar um lote, sobre os valores efetivos do mercado para alcançar as melhores possibilidades de negociação no momento de comprar um lote para construir sua futura casa ou para investir.

O retorno do investimento da compra de um lote é certo e os pontos positivos são muitos. Vamos abordar as 7 principais razões para você fazer investir em lotes!

1. O bem-estar e a qualidade de vida

Uma boa razão para que você faça investimento em lotes é a possibilidade de usufruir de bem-estar, especialmente se o seu desejo é manter um contato mais próximo com a natureza. Ao morar em um local planejado conforme seus interesses, é possível ter um jardim, uma horta ou pomar, criar animais (inclusive silvestres, como jabuti, lagarto, coelho, além dos animais urbanos como cão e gato), fazer uma piscina ou reservatório para criar peixes e assim por diante.

Você poderá construir o imóvel no formato que deseja, de forma a se sentir mais à vontade e aproveitar ao máximo os recursos naturais disponíveis, como sombreamento, luz do sol, iluminação e ventilação natural e outras coisas. Poderá fazer uma construção que respeite todas as necessidades de privacidade suas e de sua família.

2. A valorização do terreno

O lote tem aumento no seu valor de mercado ao longo do tempo na medida em que a região em que está situado cresce e se transforma.

Todos os loteamentos precisam criar estrutura local acerca dele. Portanto, conforme as ruas são criadas e passam a ser asfaltadas, conforme os postes de energia elétrica são instalados e conforme os serviços de água e esgoto são conectados aos lotes, o seu valor aumenta.

Toda essa infraestrutura criada no loteamento contribui para a valorização do lote, mas não apenas isso. Com o passar do tempo, são construídos novos empreendimentos vizinhos residenciais e/ou comerciais, são criadas opções novas de transporte público e a demanda por compra e por aluguel aumenta. Assim também cresce a valorização do seu lote comprado na região.

Portanto, os lotes dificilmente são prejudicados pela desvalorização. Geralmente, as regiões com loteamento apresentam boas perspectivas para o futuro, o que faz com que os valores dos terrenos aumentem exponencialmente em médio e em longo prazos.

3. A privacidade e o espaço

Comprar um terreno e construir a sua casa do jeito que sempre quis tem uma grande vantagem: a privacidade.

Se compararmos um apartamento a um lote, é inegável a vantagem em relação a maior privacidade. Nele você consegue, por exemplo, construir uma casa e ainda ter espaço de quintal para aproveitar da forma que achar melhor, com um jardim, ou área de lazer, área gourmet, horta particular ou outros.

Ao falar em privacidade comparando uma casa e um apartamento também há outra vantagem, a de não precisar esbarrar com vizinhos no elevador e áreas comuns a todo momento, ao entrar e sair de casa, ao levar o lixo na rua e ao aproveitar a sua área de lazer. Em resumo: muito mais privacidade em um mesmo espaço.

4. A facilidade para o pagamento

Outra vantagem é que é possível encontrar ofertas de loteamentos que sejam compatíveis com a renda mensal do comprador. Diferentes empreendimentos oferecem planos de parcelas atrativos com condições de pagamento diferenciadas que se adaptam às necessidades de compradores de variadas classes sociais. Há opções que podem alcançar até 180 meses de pagamento (15 anos), quando não mais.

5. A rentabilidade

Caso a pessoa não tenha muita urgência em se mudar ou pretende construir uma casa de veraneio, o loteamento pode ser uma ótima solução. O dono é quem determina o ritmo da obra conforme suas condições financeiras, o total que pode ou não ser investido.

Uma coisa que talvez passe despercebido também é que investir em lotes pode ser mais rentável do aplicar dinheiro na poupança e em outros investimentos convencionais, incluindo renda fixa e até ações. Isso ocorre porque os loteamentos apresentam custos baixos. Caso o investidor deseje optar por uma área mais estratégica, há chances de vender o terreno por valores bem superiores ao seu preço de custo. É claro que você precisa sempre analisar bem caso a caso para encontrar aquele que apresente melhor rentabilidade a você.

6. A demanda elevada em períodos de crise

Com a crise financeira que se abate periodicamente sobre o segmento imobiliário, investir em loteamentos é uma boa solução. Isso porque os lotes têm preço mais baixos do que apartamentos ou casas prontas, o que explica a contínua demanda por eles enquanto os preços de imóveis prontos são bem mais altos e oscilam mais no mercado.

7. A facilidade na revenda

Revender um lote costuma ser rápido que revender um imóvel pelo principal motivo de ser realmente mais barato. Assim, se você decidir revender o terreno muitas pessoas estarão interessadas em comprá-lo. Sem falar na possibilidade de alugá-lo, que também é possível, seja para alguma empresa colocar anúncios, seja para a criação de um lava-jato ou outro ponto comercial temporário ou até definitivo, seja para algum evento ao ar livre, seja com qualquer outra finalidade, como o arrendamento para algum empreendedor do agronegócio plantar ou criar animais.

7. Os investimentos em lotes podem ter consultoria

A InstaCasa é uma empresa que está na ativa desde 2017. Usando a tecnologia, ela ajuda as pessoas a visualizarem a casa que desejam no momento em que elas compram algum lote.

Além de contar com amplo conhecimento de mercado, a empresa é formada por excelentes profissionais, com uma equipe de arquitetos que está por trás de todos os projetos, desenvolvidos com plantas e estilos arquitetônicos diferentes, oferecendo diversidade para escolher o projeto.

Ao adquirir um lote com a InstaCasa, os clientes ganham um projeto arquitetônico de ótima qualidade, desenvolvido para o empreendimento, respeitando as características do lote, pois tudo está previsto: as leis municipais, o tamanho e a topografia do lote, e as especificações impostas pelo empreendimento.

Se achou este post relevante, talvez tenha interesse em receber conteúdo de nossa empresa diretamente na caixa de entrada de seu e-mail. Para isso, basta assinar nossa newsletter!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.