Vale a pena comprar um lote em declive

Vale a pena comprar um lote em declive?

Anteriormente, comentamos aqui no Blog InstaCasa sobre a geografia brasileira e os diferentes tipos de loteamentos existentes em nosso vasto território nacional. Você pode encontrar, na busca pelo lote ideal para construir sua casa dos sonhos, terrenos em aclive, declive ou, ainda, terrenos planos, que fazem a cabeça ferver de tantas ideias de como aquele espaço pode ser melhor aproveitado.

Como, em post anterior, falamos sobre as vantagens de comprar um lote em aclive, neste artigo discutiremos se vale a pena comprar um lote em declive, bem como as vantagens e desvantagens desse tipo de terreno. Vamos começar?

O que caracteriza um lote em declive?

Apesar do próprio nome ser bastante óbvio, um lote em declive é caracterizado por um terreno que se encontra abaixo do nível da rua, informação que será levantada pelo As Built do empreendimento. 

Aqui na InstaCasa, diversos empreendimentos parceiros contam com lotes com declive e, para esses, oferecemos projetos de arquitetura pra lá de especiais, prontos para serem implementados pelos proprietários do terreno.

GIF Projeto Caldew
Imagem: Projeto Caldew, elaborado pela equipe de arquitetos da InstaCasa

Quais as vantagens de comprar um lote em declive?

Entre as diversas vantagens de se adquirir um lote em declive, a principal (e talvez mais chamativa) questão é o preço diferenciado. Os terrenos planos e aclives geralmente são vendidos com mais facilidade, uma vez que parecem ser mais simples de construir, devido a questões como movimentação de terra, fundações, estrutura, entre outras. Os terrenos em declive, por sua vez, podem assustar algumas pessoas, já que estas imaginam que a construção nesse tipo de lote será muito mais cara.

Um lote em declive pode até exigir, na verdade, uma certa dose a mais de criatividade por parte do arquiteto, mas pode, também, garantir que o proprietário do terreno tenha uma casa muito diferenciada das demais, uma vez que esse tipo de terreno naturalmente origina níveis distintos para a construção.

GIF do Projeto Salandrella
Imagem: Projeto Salandrella, elaborado pela equipe de arquitetos da InstaCasa

Por ser um terreno com um movimento natural de terra, existe um ganho muito grande de possibilidades. Ao comprar um lote em declive, você pode ganhar um espaço considerável para uma área de lazer em um andar inferior que esse tipo de construção permite. É importante destacar, também, que um terreno em declive fará “divisa” com um vizinho com a casa construída em um nível mais baixo, o que pode proporcionar ao dono do lote com declive uma vista de tirar o fôlego e, ainda, uma iluminação natural incomparável aos demais terrenos. 

Além disso, se você comprar um lote em declive, não necessariamente haverá movimentações de terra muito bruscas, ou gastos incalculáveis de obra para resolver questões sobre a fundação. Isso ocorre porque a fundação de uma construção depende muito mais do tipo de solo do local do que do desnível em que será implantada.

GIF projeto Tarnbrook.
Imagem: Projeto Tarnbrook, elaborado pela equipe de arquitetos da InstaCasa

Existem desvantagens em comprar um terreno em declive?

Como toda moeda tem dois lados, existem, sim, algumas desvantagens em comprar um lote em declive. Embora o valor do terreno normalmente seja mais baixo, como já comentamos no tópico anterior, os gastos com terraplanagem ficam elevados caso você queira um projeto tradicional, sem tantos desníveis na casa, planificando o terreno.

A necessidade de construir muros de arrimo para contenção de alguma parte do terreno também pode contribuir para subir um pouco a conta final de custo de obra.

Imagem de cofre de porquinho sendo quebrada.

Se você está preocupado em como fazer o seu projeto de casa em declive, mas for cliente de um empreendimento parceiro da InstaCasa, pode ficar tranquilo! O nosso #DreamTeam de arquitetura coloca a mão na massa e sempre entrega projetos arquitetônicos incríveis para os clientes escolherem o que melhor se encaixa para a necessidade de cada família.

E aí, ficou tentado a comprar um lote em declive? Conta pra gente aqui nos comentários! Além disso, não se esqueça de assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades semanais do nosso blog. 

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Muito bom!

    Texto muito bom!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.