Parede revestida com madeira

Como fazer manutenção em revestimentos de madeira?

Aqui no Blog InstaCasa, já falamos sobre como limpar piso de madeira. Mas e os revestimentos para parede feitos de madeira? Quais as vantagens que oferecem? Qual tipo de manutenção eles demandam? Podem ser utilizados em qualquer cômodo? É sobre isso que nossa equipe de especialistas vai falar neste artigo! Vamos conferir?

Parede revestida com madeira

Revestimento de madeira nas paredes

Antes de tudo, é importante frisar que a madeira pode ser utilizada de diversas formas na arquitetura, e uma delas é como revestimento. Algo que está sempre na moda é a instalação de painéis. Você pode criar um armário embutido e cobrir com um grande painel, fazer alguns detalhes, sem que ninguém perceba que há um armário ali. Isso pode tornar o espaço mais clean e agradável.

Quando você opta por utilizar a madeira como revestimento de parede, você pode criar uma linguagem única para o ambiente compondo com outros móveis de madeira. Por isso, revestimentos de madeira são super versáteis, além de possuírem um aspecto natural e funcionarem como ótimos isolantes térmicos. 

Além disso, uma das grandes vantagens em investir em um revestimento de madeira, é o ganho com aconchego. Nada se compara ao aconchego de um ambiente revestido com madeira, seja na parede, piso ou forro.

Parede revestida com madeira

Como fazer a manutenção em revestimentos de madeira?

As paredes, especialmente aquelas feitas de madeira natural rústica, atraem poeira com facilidade e exigem uma limpeza frequente. Para limpá-las, nesse tipo de situação, você pode utilizar uma esponja macia ou pano úmido.

Além disso, de tempos em tempos, os revestimentos de madeira precisam ser tratados por conta da exposição às condições climáticas, visando, assim, prolongar sua vida útil. Se o revestimento estiver na parte externa, por ser mais exposta, ele deverá receber a reaplicação do verniz pelo menos uma vez ao ano. Em contrapartida, na parte interna, esse prazo é maior e a reaplicação pode ser feita em um período de 5 em 5 anos, por exemplo. Em ambos os casos, a madeira deve ser lixada antes de passar o produto. Isso serve para que a camada de verniz anterior seja removida e prepara a madeira para uma nova aplicação.

É possível, também, utilizar uma resina chamada “Stein” que, além de ressaltar a cor da madeira, também repele a água e age como inseticida e fungicida. A manutenção com esse produto é extremamente simples: se já tiver sido aplicado anteriormente, é necessário apenas fazer a lavagem da superfície com uma esponja comum, esperar secar e reaplicar o produto com um rolo. Uma ou duas demãos costumam ser suficientes.

Manutenção de parede revestida com madeira

Gostou das informações sobre como fazer manutenção em revestimentos de madeira? Não deixe de assinar nossa newsletter e receber, em seu e-mail, conteúdos de arquitetura, decoração e inovação!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.