Tipos de piso para o seu quarto

Meu piso ideal: quartos

Um quarto aconchegante e confortável faz parte da casa dos sonhos de todo mundo, não é mesmo? E para realizá-lo, além de um projeto arquitetônico de qualidade e que se encaixe no seu orçamento, você deverá escolher um piso que combine exatamente com o que você quer.

Se você ainda está em dúvida ou não sabe qual escolher, neste artigo, falaremos sobre os pisos mais comuns escolhidos para esse ambiente, bem como suas vantagens e desvantagens. Porém, antes disso, vamos dividí-los em duas categorias: pisos frios e pisos quentes.

Pisos frios, como o próprio nome já diz, são feitos de materiais que dão um toque gelado à peça. Eles não costumam criar uma atmosfera de calor, mas se você mora em uma cidade onde as altas temperaturas persistem durante todo o ano, podem ser uma opção confortável para o seu quarto. Esses pisos são fáceis de limpar, uma vez que são mais resistentes a manchas e não estragam facilmente.

Os pisos quentes, por sua vez, possuem um toque mais confortável e aconchegante. Eles também podem servir como isolante térmico e, por consequência, permitem que você caminhe descalço pelo quarto sem causar aqueles calafrios mais comuns aos pisos frios durante períodos de inverno.  

Agora que você já sabe as definições dessas duas categorias, vamos aprender um pouco mais sobre os pisos e seus respectivos materiais? 😊

Cerâmica

Um dos pisos frios mais utilizados, principalmente pelo seu fácil acesso econômico e por sua versatilidade no uso, é o de cerâmica. Ele pode ser aplicado em qualquer ambiente de uma casa, inclusive nos quartos, mas geralmente é utilizado em ambientes mais úmidos, como banheiro e cozinha, já que são laváveis. Pode ter diversos tipos de acabamentos mas os pisos de cerâmica costumam ser um pouco menos refinados.

Por fazer parte da categoria de pisos frios, tenha cuidado se optar por colocá-lo em seu quarto caso você more em regiões cujas temperaturas costumam ficar amenas em alguns períodos do ano. Se for esse o caso, aquele choque térmico ao se levantar da cama está garantido!

Pisos de cerâmica são muito utilizados em ambientes úmidos, mas são uma boa opção para os quartos, também.

Porcelanato

O porcelanato também faz parte da categoria de pisos frios e, apesar de geralmente ser um pouco mais caro que o piso cerâmico, também costuma ser acessível nas peças de dimensões menores e ser muito versátil. Por seu material mais denso, ele absorve menos água que a cerâmica e também é muito indicado para ambientes úmidos. Ainda assim, por ser muito comum em formatos grandes, é comumente encontrado em diversos cômodos da casa, além dos úmidos, como salas e quartos.

Para os dormitórios, as melhores opções de porcelanato que indicamos são aquelas que imitam madeira. As opções existentes hoje no mercado estão com uma alta qualidade de imitação do material natural e conseguem transmitir uma sensação de ambiente mais confortável.

Exemplos de pisos de porcelanato.

Pedra

Apesar de menos comum hoje em dia e muitas vezes substituídas pelas versões sintéticas de porcelanato, as pedras naturais ainda são utilizadas como revestimentos de piso, sendo os tipos mais comuns os mármores e granitos.

O granito é um material geralmente encontrado em tom mais escuro, mais duro e costuma ser mais resistente. Existem pessoas que optam por sua utilização, principalmente em regiões mais quentes do País. O mármore, por sua vez, tem um acabamento mais bonito e pode ser encontrado em diversas cores, dando visuais únicos aos lugares, apesar de também ser um material frio e um pouco mais frágil.

E, no geral, uma das opções para que você tenha conforto, mesmo se optar por pisos frios, é utilizar tapetes embaixo da cama ou nos caminhos do seu quarto. Assim, quando você se levantar e precisar procurar pelo seu chinelo ou sua pantufa, terá o quentinho do tapete para aconchegar os seus pés.

Pisos de mármore e granitos também podem ser encontrados nos quartos.

Vinílico

Um intermediário entre o piso frio e o piso quente é o piso vinílico. Parecidos visualmente com os pisos laminados, eles são resistentes e possuem uma aplicação simplificada, de encaixe. Uma de suas principais vantagens é que ele não estraga com a umidade e não demanda grande manutenção.

Por ter diversas opções coloridas e de formados variados, é comumente encontrado em quartos infantis, pois permite uma “brincadeira” entre cores e papéis de parede que, geralmente, atrai muito a atenção das crianças. Para os adultos que gostam de pisos de madeira, mas estão com o orçamento um pouco apertado, existem opções de vinílico que imitam madeira e têm um acabamento muito bonito.

Pisos vinílicos costumam ficar muito bonitos nos quartos e podem dar um visual parecido com os pisos de madeira.

Carpete

O carpete é, sem dúvidas, a opção mais “confortável” de todas na categoria piso quente, porque tem um toque quente e macio, dando a impressão de se estar pisando em um tapete. São confeccionados, geralmente, com materiais como lã, poliéster e nylon, promovendo conforto térmico e isolamento acústico.

O grande problema do carpete está ligado à limpeza. Se você tiver alergias respiratórias e não possuir o costume de, constantemente, passar aspirador de pó no quarto, fuja desse tipo de revestimento, já que eles acumulam bastante poeira quando não recebem a manutenção exigida.

O carpete é, sem dúvidas, um dos tipos de pisos e revestimentos mais confortáveis para o quarto.

Laminado

Com um preço bastante acessível, o piso laminado costuma ser o queridinho daqueles que querem colocar o piso de madeira, mas, no momento, estão com o orçamento apertado.

Os pisos laminados geralmente imitam a madeira com materiais artificiais, tipo MDF. Apesar de terem somente uma lâmina de acabamento, são resistentes ao tempo e são considerados pisos quentes. No mercado, você encontrará pisos laminados de diversas cores e formatos, todos de fácil instalação.

A principal desvantagem do piso laminado é também o seu maior ponto fraco: a água. Quando esse tipo de piso fica molhado, a tendência é que ele estufe e estrague. Assim, o proprietário será obrigado a tirá-lo totalmente por conta da alta probabilidade do desenvolvimento de mofo.

Pisos laminados precisam de cuidados especiais, mas ficam lindos dentro de um quarto.

Madeira Natural   

O melhor e mais cobiçado piso quente é o de madeira natural. Em termos de acabamento, no mercado, não há nada parecido. A qualidade térmica que a madeira natural oferece é incomparável e, nos dias frios, gera um conforto incrível para os pés, facilitando, até mesmo, para quem gosta de deitar ou sentar-se no chão para fazer alguma atividade.

Apesar de ser desejado por muitas pessoas, o piso de madeira natural é caro e demanda uma instalação complexa, uma vez que a madeira precisa ser tratada e seca em estufa. Com a instalação dos tacos ou assoalhos, é preciso deixar o piso parado por um mês, para que a madeira assente. Depois desse mês de adaptação, os instaladores lixarão o material, passarão o rejunte e, por fim, darão o acabamento solicitado. Lindo e trabalhoso, não é mesmo?

Pisos de madeira natural possuem um acabamento único e são, sem dúvidas, os pisos mais "queridinhos" para os quartos.

Madeira Natural Pronta

O piso pronto de madeira, como o próprio nome diz, é mais simples de ser instalado do que a madeira natural que ainda demanda acabamento. Ele é comprado diretamente de fábrica, com todos os acabamentos e proteções feitas. Para instalá-la, basta fazer o encaixe no chão.

A qualidade térmica segue a mesma da madeira natural, com um conforto perfeito para os pés.

Ah, vale lembrar: em lugares quentes, você também pode usar a madeira natural. Esse piso consegue manter a temperatura interna e, por isso, não é contraindicado para nenhum tipo de clima.

Pisos de madeira natural de fábrica, ou os chamados "pisos prontos", fazem toda a diferença.

E você, tem alguma dica de piso para o quarto? Comente aqui embaixo, vamos adorar saber a solução encontrada por você para garantir o conforto no seu cantinho de relaxamento diário! 😊

Para receber semanalmente conteúdos como esse, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os artigos da InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.