O que levar em conta ao escolher um espelho para sua casa?

5 minutos para ler

Um espelho de parede pode ser um ótimo recurso de decoração e funcionalidade para ser utilizado em diferentes ambientes da sua casa.

Além de ser utilizado como elemento decorativo e contribuir com atividades rotineiras, ele pode refletir luz, iluminar e ampliar até mesmo os menores cômodos para torna-los mais convidativos. Além disso, funciona também como excelente ponto focal para os ambientes.

Existe um espelho ideal para cada espaço e finalidade. Com um pouco de conhecimento e criatividade, você estará apto para encontrar o encaixe perfeito. Mas, o que levar em consideração ao selecionar um espelho para sua casa?

Vem com a InstaCasa que vamos te ajudar, através de um passo a passo, a escolher o espelho perfeito para transformar os ambientes de sua casa.

#1: Meça o espaço onde o espelho será instalado

Quando compramos móveis e objetos de decoração, devemos levar em consideração suas proporções para que eles façam sentido para a área disponível, correto? A regra também se aplica quando se trata de espelhos.

Assim, antes de qualquer coisa, é importante entender a disposição dos seus móveis e quanto de espaço você tem disponível para o encaixe do espelho. Esse passo é de extrema importância para que não haja um desequilíbrio entre as peças já existentes no cômodo com o espelho a ser instalado.

Além disso, a correta medição do espaço te ajudará a determinar se o seu espelho se destacará como ponto focal ou se ele servirá para adicionar um plano de fundo.

Espelho como ponto focal
Espelho retangular em hall de entrada
Os espelhos também podem fazer parte da decoração, sendo mais um elemento para compor e encher um ambiente de vida e estilo

#2: Defina o tamanho exato do seu espelho

Após medir o espaço que você tem para instalar o espelho, chegou a hora de definir o seu tamanho exato. Aqui, você deve ter em mente qual impacto você deseja causar no espaço. Temos algumas dicas para te ajudar:

  • Pense na finalidade do espelho. Ele servirá para ampliar o espaço, oferecer mais estilo ao ambiente ou será utilizado para ajudar em atividades cotidianas (como conferir a aparência)?
  • Um espelho pequeno em uma parede grande parecerá perdido. Escolha um tamanho que esteja de acordo com o tamanho do espaço em que ele será instalado.
  • Caso você deseje utiliza-lo como ponto focal, certifique-se de que ele seja grande o suficiente para ganhar destaque.
  • Espelhos menores em grupos também podem funcionar para criar ponto focal.

Além desses fatores, é preciso pensar na questão logística. Muitas vezes, os clientes chegam para arquitetos querendo revestir uma parede inteira da sala. Para esses casos, é preciso pensar em questões como: o fornecedor fabrica esse tipo de espelho e é possível transportar a peça de forma segura? Muitas vezes, a solução é particionar a peça em tamanhos menores.

Um espelho grande leva mais imponência aos ambientes.
Imagem: Decor Fácil

#3: Considere o formato

Embora as opções quadradas e retangulares de espelhos sejam geralmente mais comuns, hoje há uma grande variedade de formatos disponíveis no mercado.

Enquanto um espelho retangular oferece uma aparência mais tradicional, um em outro formato pode ser capaz de chamar a atenção, mesmo se for pequeno. Um espelho de parede circular, oval ou em forma de triângulo, por exemplo, pode adicionar um toque peculiar e marcante ao seu ambiente.

Espelho em forma orgânica
Espelho em forma triangular

#4 Opte por um estilo para seu espelho

A moldura – ou a falta dela – é o que geralmente define o estilo do espelho.

Muitas vezes, os espelhos por si só (sem molduras ou adornos ao seu redor) já proporcionam uma forte presença no ambiente. Mas, ao comprar um espelho, você também poderá se deparar com opções que tenham um estilo com moldura ou com um toque decorativo.

Caso opte pela moldura e queria garantir uma aparência mais simples, escolha uma moldura de madeira, metal ou plástico. Já para um visual mais formal, você pode optar por uma moldura dourada, esculpida ou ornamentada para servir como um forte ponto focal.

O acabamento das bordas também deve ser levado em consideração. Os tipos de acabamento mais comuns são:

  • Reto: É o tipo de acabamento mais comum, também chamado de filetado.
  • Bisotado: É caracterizado pelo corte chanfrado nas extremidades que funciona como uma moldura.
Molduras e ornamentos em espelhos são capazes de dar mais elegância ou exuberância a um espaço
Os espelhos retangulares são uma opção simples e elegante para os ambientes
Composição em forma orgânica
Imagem: Liv Decora

Outros pontos a serem considerados

Além dos fatores já citados, como tamanho, forma e material, você pode encontrar algumas dúvidas mais relacionadas à qualidade e espessura dos espelhos.

Como você já deve imaginar, um vidro espelhado de alta qualidade oferece uma superfície mais plana e uniforme. Dessa forma, quanto mais qualidade o vidro tiver, mais você estará livre de inconsistências que distorcem o reflexo e mais elegante o ambiente ficará.

Ainda sobre a qualidade, Se você procura um bom espelho, é importante saber escolher uma boa empresa e entender o material que ela oferece. Você precisa levar em conta que o espelho é um “sanduíche” de vidro com uma película de prata, que pode manchar caso o material não seja de qualidade. Em algumas áreas, e dependendo do uso do espelho, essa questão não irá pesar tanto, entretanto, em uma área úmida como o banheiro, a qualidade é essencial para que exista durabilidade.

Já em relação à espessura, os espelhos normalmente são fabricados com espessuras de 02mm a 06mm. Em tamanhos pequenos, você pode optar por espessuras menores, mas, conforme aumenta o tamanho do espelho, maior também deverá ser a sua espessura.

E então, gostou dessas dicas e inspirações? Assine a newsletter da InstaCasa para receber semanalmente as novidades de conteúdo.

Posts relacionados

Deixe um comentário