O impacto da Inteligência Artificial na Arquitetura

Os impactos da Inteligência Artificial na Arquitetura

Se você já ouviu falar em Inteligência Artificial, provavelmente já sabe que ela pode aprimorar conhecimento, expandir as capacidades dos profissionais no processo criativo e os libertar de tarefas rotineiras e repetitivas.

Na arquitetura, os avanços tecnológicos já mudaram a forma como os arquitetos projetam, e novas abordagens tecnológicas já estão inseridas na prática da profissão.  Ao incorporar a inteligência artificial no dia a dia do trabalho, os arquitetos podem garantir melhores negócios e uma profissão mais forte.

Além disso, a Inteligência Artificial pode ser a saída para os desafios relacionados à habitação ao impactar significativamente o planejamento espacial e a construção, integrando estratégias mais sustentáveis para reduzir o desperdício e contribuir com cidades inteligentes que sejam eficientes.

Inteligência Artificial na Arquitetura - Realidade Virtual

Mas afinal, o que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial pode ser definida como a capacidade que o computador possui de imitar o comportamento humano inteligente. Através dela, as máquinas podem, por exemplo, analisar imagens, compreender a fala e interagir de maneira natural por meio do aprendizado com experiências passadas.

Hoje, a Inteligência Artificial usa algoritmos para analisar dados e aprender com os padrões neles encontrados e, assim, gerar modelos que serão utilizados para fazer previsões ou decisões informadas sobre novos dados.

Aplicações da Inteligência Artificial na Arquitetura

Projetos mais rápidos

Através da Inteligência Artificial, os processos de planejamento, estimativas de orçamento e interpretação do ambiente da construção foram significativamente simplificados. Todas essas informações podem ser transmitidas ao arquiteto, possibilitando, assim, a redução do tempo dedicado ao projeto e à construção.

BIM

Como software baseado em Inteligência Artificial, o BIM (Building Information Modeling) torna partes do processo da arquitetura mais rápidas e já tem sido utilizado por profissionais da construção ao redor do mundo. Com a ajuda do BIM, é possível criar projetos conceituais, analisar tamanho, material e custo de cada objeto, criar documentações detalhadas, etc. Seu uso garante melhor planejamento, melhora no desempenho das edificações e melhores decisões. Hoje, já se utiliza o BIM para analisar as estruturas de obras e simular como se dará o fluxo de pessoas e quais as melhores rotas de fugas de um ambiente.

Arquitetura Paramétrica

A arquitetura paramétrica utiliza parâmetros pré-definidos no processo de criação. Utilizando algoritmos e tecnologia computacional, ela tem a capacidade de criar formas geometricamente complexas. É como uma linguagem de programação destinada a arquitetos e permite que o profissional reduza esforços manuais de projeto e utilize parâmetros para desenvolvê-los.

Arquitetura Paramétrica - Inteligência Artificial

Segurança aprimorada

Com ajuda da Inteligência Artificial, a arquitetura e as construções terão recursos de segurança mais avançados do que nunca. Através dela, padrões e pontos fracos de segurança podem ser analisados e identificados para projetar e construir estruturas mais seguras de forma mais facilitada.

Pré-visualização de casas e edifícios

A Inteligência Artificial auxilia sistemas de Realidade Aumentada e Realidade Virtual a interpretarem ambientes complexos, além de aprimorar experiências através da aplicação de modelos mais realistas. A simulação pode ser feita desde a estética até os sons, orientando o cliente em todas as fases do projeto e adiantando um feedback que pode render em redução de gastos.

Um futuro mais inteligente

É possível perceber que mais do que ganhos de produtividade, a Inteligência Artificial oferece uma nova oportunidade para a arquitetura repensar a forma como vivemos e como moldamos o ambiente construído.

A arquitetura tem tudo a ver com otimizar espaços e ambientes usando a inovação, e a Inteligência Artificial tem tornado isso muito mais viável.

Achou esse artigo interessante? Assine a nossa newsletter e fique por dentro nossos conteúdos semanais da InstaCasa!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.