Os perigos das gambiarras elétricas

Os perigos das gambiarras elétricas

Você já deve ter ouvido alguém falar sobre “jeitinho brasileiro” para resolver algumas situações, não é mesmo? Muita gente por aí, quando o orçamento tá curto, apela para as famosas gambiarras, que aparentam, temporariamente, resolver um problema, mas podem causar grandes danos no futuro, o que é o caso, principalmente, das gambiarras elétricas.

Por exemplo: atualmente, neste período em que muitas pessoas estão fazendo home office por conta da COVID-19, é comum precisar ligar vários eletrônicos numa mesma tomada. Isso pode gerar um curto circuito. Para fugir da gambiarra elétrica, nesse caso, utilize um filtro de linha, conhecido também como régua. Entretanto, lembre-se: a amperagem do fusível do filtro de linha não deve ultrapassar a capacidade da tomada, ou você continuará tendo problemas.

De acordo com a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade), em 2019, os eventos com choque elétrico lideravam o ranking de acidentes de origem elétrica no País, seguidos pelos incêndios por sobrecarga. 

Pensando em te ajudar a fugir desse problemão, a equipe da InstaCasa preparou um artigo completo para que você entenda os perigos das gambiarras elétricas nos ambientes de casa, e veja que essa pequena solução, na verdade, é capaz de provocar prejuízos enormes (à sua casa, à sua saúde e, também, ao seu bolso).

Os perigos das gambiarras elétricas

Quais são as principais consequências das gambiarras elétricas?

Improvisos são muito comuns na maioria das residências brasileiras. Por exemplo, se a sua sala só tem uma tomada, as vezes é mais fácil ligar uma extensão em outra e, assim, ter espaço para todos os conectores. Acontece que essas gambiarras elétricas geram uma má distribuição de carga e, por isso, podem causar choques e incêndios.

Então, para ter certeza de que é seguro ligar uma extensão a uma tomada, é preciso ter conhecimento sobre a sua rede elétrica. Por exemplo: se o disjuntor e os cabos de fiação estão bem dimensionados, você não terá problemas. Caso contrário, o cabo pode entrar em sobrecarga e o disjuntor não desligar.

Quais são as principais consequências das gambiarras elétricas?

Quais as soluções para evitar as gambiarras elétricas?

Em nosso blog, já falamos sobre os projetos complementares. Apesar de não serem obrigatórios, quando você opta por estes, você garante que suas necessidades serão atendidas pelos profissionais envolvidos neste processo. Ou seja, menos imprevistos e instalações problemáticas e ineficientes.

Estes projetos diminuem as chances de acontecer erros durante a construção. Assim, eles podem antecipar situações desfavoráveis e que poderiam apresentar problemas, além de criarem diferenciais para cada projeto. Por isso, se você quer diminuir a frequência dos gastos extras, tenha em mente que os projetos complementares são um ótimo investimento.

Entre esses projetos complementares, estão os projetos de elétrica, que envolvem os sistemas de energia, pontos elétricos, fiação, quadro de distribuição, aterramento e ainda determina os tipos de disjuntores e cabeamentos que melhor se encaixam no projeto desenvolvido. Por isso, é importante contratar um bom eletricista, para que este profissional analise as necessidades de cada equipamento elétrico da sua casa. Se possível, contrate uma revisão nas instalações elétricas residenciais a cada 5 anos.

Lembre-se, também, que o uso de extensões ou benjamins deve ser o menor possível, apenas em situações passageiras. Utilizar muitas lâmpadas em um mesmo ponto de luz também não é recomendado. Você precisa de mais luz em pontos diferentes do seu ambiente? Invista em trilhos eletrificados ou outras soluções tão eficazes quanto.

Quais as soluções para evitar as gambiarras elétricas?

Improvisos até funcionam, mas a longo prazo podem causar acidentes e prejuízos para sua casa. Investir em segurança é o melhor para você e sua família.

Se você curtiu esse artigo, assine nossa newsletter e fique por dentro dos conteúdos semanais da InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    nossa, adorei! assunto muito importante para esse período de pandemia.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.