Meu piso ideal: sala de estar

Meu piso ideal: sala de estar

Aqui no Blog InstaCasa, já falamos sobre piso ideal para quartos, cozinhas e, também, para o box do seu banheiro. Dessa vez, neste artigo, falaremos sobre como escolher o melhor piso para a sala de estar que é, juntamente com a cozinha, o ambiente de maior permanência da casa.

A sala de estar é a estrela da casa. É o cômodo onde, normalmente, é possível reunir família e amigos de uma vez só. Essa pequena reunião pode ser para assistir a um jogo de futebol, acompanhar a novela, ver a season finale da série preferida ou apenas para colocar o papo em dia. Por isso, é importante garantir que seja um ambiente confortável, que começa, justamente, na escolha dos revestimentos, tanto para as paredes quanto para o piso.

Além disso, a sala de estar costuma ter um ar sentimental, com detalhes afetivos, que colaboram para a sua importância dentro de casa. Então, confira abaixo alguns dos pisos ideais para a sala de estar da sua casa.

Madeira

Se você acompanha o Blog da InstaCasa, sabe que revestimentos de madeira têm um lugar especial em nossos corações. É um piso do tipo quente, que colabora (e muito) com o conforto térmico da sala de estar, além de ser um revestimento muito bonito, principalmente para o piso. O piso de madeira pode ser encontrado em duas versões: madeira natural e piso pronto.

A principal diferença entre as versões é que o revestimento de madeira natural precisa ter um preparo especial, já que a madeira precisa ser tratada no local e é necessário deixar o piso parado por, no mínimo, um mês. Então, caso você esteja com pressa, talvez essa não seja a melhor opção. Enquanto isso, o piso pronto de madeira vem da fábrica, com acabamento e proteção necessários para a instalação e uso imediatos.

Laminado

Por ser parecido com a madeira, mas com um preço mais acessível, o piso laminado é um revestimento que agrada muitas pessoas. Eles possuem diversos acabamentos, sendo os mais comuns os que imitam a madeira, também muito popular em móveis como estantes, painéis e racks.

Apesar de terem somente uma lâmina de acabamento, são resistentes ao tempo e são considerados pisos quentes. No mercado, você encontrará pisos laminados de diversas cores e formatos, todos de fácil instalação. Entretanto, tome cuidado para não derrubar grandes quantidades de água, pois o piso pode estufar.

Vinílico

O piso vinílico vem se tornando, no mercado, uma alternativa ao piso laminado, principalmente por sua maior resistência à umidade. Eles também têm grande durabilidade e instalação simplificada, feita por encaixe.

Por ter diversas opções coloridas e de formados variados, é comumente encontrado em texturas que imitam madeira, pedras naturais e até mesmo pastilhas, e têm um acabamento muito bonito.

Porcelanato

O porcelanato é um material extremamente versátil e, apesar de ser um piso frio, costuma agradar a todos por sua beleza e durabilidade. Seu custo é bem variável dependendo do acabamento, formato ou qualidade de produção. É possível encontrá-lo em preços acessíveis, principalmente nas peças que possuem dimensões menores.

Além disso, o porcelanato possui alta resistência, uniformidade de coloração e facilidade de limpeza, fatores importantes para quem está pensando em construir uma casa.

Hoje, no mercado, é possível encontrar a peça com diversos acabamentos e cores. Então, certamente você encontrará, nesse material, uma ótima opção de piso para sala de estar.

Cerâmica

A cerâmica é um outro tipo de piso frio que costuma agradar muitas pessoas. Por ter um valor mais baixo, é acessível e ainda pode ser aplicado em qualquer ambiente da casa. Pode ter diversos tipos de acabamentos, mas os pisos de cerâmica costumam ser um pouco menos refinados que os demais.

Além disso, por fazer parte da categoria de pisos frios, tenha cuidado se optar por colocá-lo em sua sala de estar, principalmente se você morar em uma região cujas temperaturas costumam ficar amenas em alguns períodos do ano. Uma boa opção, nesse caso, é investir em um tapete, que agregará conforto à sala de estar.

Pisos de cerâmica
1. Telhanorte | 2. C&C | 3. Cassol

Pedra

Apesar de possuírem um alto valor agregado, pisos de pedras naturais ainda são os preferidos por muitas famílias. Geralmente, as peças são feitas de mármore ou granito.

De forma geral, o que diferencia as peças é a composição e a aparência. O granito é um material mais granulado, mais duro e costuma ser mais resistente. Existem pessoas que optam por sua utilização, principalmente em regiões mais quentes do país. O mármore, por sua vez, tem um acabamento mais bonito e pode ser encontrado em diversas cores, dando visuais únicos aos lugares, apesar de também ser um material frio e um pouco mais frágil.

E aí, ficou mais fácil decidir qual é o piso ideal para a sala de estar da sua casa? Conta pra gente na caixa de comentários abaixo!

Caso você goste de conteúdos de arquitetura e decoração, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do Blog InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.