Piso para o box do banheiro

Piso para o box do banheiro: aprenda a escolher o melhor

Aqui no Blog InstaCasa, amamos falar sobre revestimento: já falamos sobre revestimentos para parede, pisos incríveis para cozinha e para os quartos, além de termos dado dicas sobre cuidados especiais para ambientes que possuem piso de madeira. Como você pode ver, esse assunto é quase um hobby para o #DreamTeam da InstaCasa. Por isso, hoje, falaremos sobre um revestimento que pode causar dúvidas para muitas pessoas: piso para o box do banheiro. 

No decorrer deste artigo, com dicas especiais do nosso time, você vai aprender a escolher, sem medo de errar, o melhor piso para o box do banheiro da sua casa. Quer conferir? Siga a leitura!

Piso de box de banheiro

O que levar em consideração na escolha do piso para o box do banheiro?

Em primeiro lugar, a segurança. Por se tratar de uma área que constantemente estará molhada, é importante que você escolha um piso para o box do banheiro que mitigue as chances de acidentes acontecerem. Isso se torna ainda mais evidente se, na sua casa ou na sua família, há a circulação de idosos e crianças.

Outro ponto que você deve levar em consideração na escolha do piso para o box do banheiro é a limpeza. Por ser um ambiente úmido, frequentemente haverá higienização no local. Por isso, você deve se atentar a esse fato. Opte, sempre, por um piso feito de material prático, funcional e que proporcione facilidade na hora da limpeza.

Por último, mas não menos importante, você deve pensar, também, na decoração do ambiente. Se o banheiro seguir, por exemplo, uma decoração vintage ou minimalista, é importante que você aposte em tons mais claros e neutros, que causarão uma sensação de amplitude e levarão comodidade ao ambiente.

No final, o que realmente importa para a escolha do piso para o box do banheiro é a utilização de um material com uma superfície que seja fácil de limpar e que não escorregue, que seja bonita, durável e com a menor quantidade de rejunte possível. Mas e os materiais?

Exemplo de piso de box de banheiro

Quais são os materiais mais recomendados para o piso do box do banheiro?

No mercado, hoje em dia, você possivelmente encontrará diversas opções de pisos para sua casa. Para o box do banheiro, recomendamos:

  • Porcelanato: o porcelanato figura entre os principais materiais escolhidos na categoria “piso para o box do banheiro”. Ele é bonito e valoriza a decoração pela grande gama de opções de cores, texturas, formatos e preços. A limpeza também é um ponto forte, uma vez que é rápida e fácil, principalmente se você opta por versões grandes e retificadas, que diminuem a área de rejunte. Aqui, devemos dar preferência ao material com revestimento acetinado, que não é tão escorregadio e dá um ótimo acabamento. A superfície dos revestimentos acetinados possui um brilho leve e discreto. Além disso, confere à peça um toque suave e sedoso, muito agradável e confortável para todos os espaços internos da casa;
Exemplo de piso de porcelanato
Imagem: Leroy Merlin
  • Cerâmica: a cerâmica também é um dos materiais mais utilizados para a instalação no piso do box do banheiro, principalmente por seu preço mais acessível. Além de estar disponível em diversas cores e tamanhos, possui fácil manutenção e alta durabilidade. Se optar por comprar esse material, também dê preferência ao revestimento acetinado, pelos mesmos motivos citados quando falamos sobre o porcelanato;
Exemplo de piso de cerâmica
Imagem: Decor Fácil
  • Pastilhas: quando falamos sobre pisos de pastilha, podemos encontrar as versões cerâmicas e, também, as pastilhas de vidro. São comercializadas em diversos formatos, como quadradas e hexagonais, diferentes tamanhos e cores, e podem ser utilizadas como revestimento para o piso e, também, para as paredes na sua casa. As pastilhas conferem personalidade e uma alta carga visual ao ambiente. Sendo importante considerar a quantidade de rejunte que possuem na hora da limpeza;
Exemplo de box com piso de pastilhas
  • Pedras naturais: apesar de terem a aparência “imitada” por diversos porcelanatos e cerâmicas, as pedras naturais ainda são muito desejadas como revestimentos de piso, sendo os tipos mais comuns os granitos e mármores. O material do granito é mais denso, o que faz dele uma pedra mais dura, resistente a arranhões e menos porosa. O mármore é um pouco menos resistente porque absorve mais facilmente os líquidos e arranha com mais facilidade. Independente da pedra escolhida, é importante lembrar que as pedras naturais podem absorver mais água, o que, com o tempo, pode causar manchas no piso do seu box;
Exemplo de piso com pedras naturais
Imagem: Pinterest
  • Ladrilho hidráulico: feito à base de cimento, areia, pigmentos e pó de mármore, o ladrilho hidráulico pode ser uma excelente opção para o piso do box do seu banheiro. Por trazer desenhos coloridos, ele deixa o ambiente diferenciado e cheio de personalidade. Pode ser utilizado para ressaltar o espaço do box, funcionando como um “tapete”;
Ladrilho hidráulico no box
Imagem: Revestindo a Casa
  • Granilite: o piso granilite nada mais é que uma massa aplicada no piso e depois lixada para mostrar os seus materiais, composta por cimento, cal e pequenos pedaços de mármore, quartzo, granito e vidro colorido. Ainda, há diversos pisos que imitam a estampa granilite, como os pisos porcelanatos e cerâmicos. A estampa granilite lembra um concreto, só que pode ser colorido e muito original. Apresenta uma boa resistência aos efeitos da água, principalmente o granilite liso, muito utilizado em halls de prédios e pisos de hospitais;
Granilite no box
Imagem: Casa Vogue
  • Cimento queimado: o cimento queimado, revestimento sobre o qual já falamos aqui no blog, também pode ser uma excelente opção para destacar o piso do box do banheiro. Esse revestimento pode ser feito com o próprio cimento ou com uma massa encontrada já pronta com alguns aditivos para melhorar sua resistência e plasticidade. Pode também ter a aparência imitada por porcelanatos e cerâmicas. Ele é resistente à água e é uma ótima opção para ambientes úmidos, como é o caso do banheiro.
Projeto com cimento queimado
Imagem: Habitissimo

Se você é uma daquelas pessoas que adorariam utilizar madeira no box, mas têm medo de que o material estrague com a ação da água e do tempo, você pode optar por utilizar um deck no box do banheiro. Ele não deve ser utilizado diretamente como revestimento, mas pode ser colocado sobre qualquer um dos revestimentos que citamos anteriormente.

Deck de madeira no box do banheiro
Imagem: Allmad


E então, conseguiu esclarecer algumas dúvidas quanto ao melhor piso para o box do banheiro? Conta pra gente na caixa de comentários logo abaixo! Além disso, se você gosta desse tipo de conteúdo e quer receber, em seu e-mail, artigos sobre arquitetura, decoração, mercado imobiliário e inovação, assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo da InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.