Planta Baixa

Planta baixa: O que é, como ler e o que deve conter?

Por trás de cada construção de casa, existe um planejamento robusto necessário para transformar tijolo em um verdadeiro lar. Esse processo é empolgante e certamente nos faz querer participar de cada etapa. Muitas vezes, entretanto, somos surpreendidos por aspectos técnicos que nos impedem de conhecer mais a fundo o projeto arquitetônico. Um desses aspectos é a planta baixa.

Considerada como a espinha dorsal de cada projeto de arquitetura e construção, a planta baixa, também conhecida como planta de casa ou planta de pavimento, é essencial para a visualização e tomada de decisão de layout de um imóvel. Além disso, ela nos traz informações relevantes de execução.

Então, se você está construindo uma casa e deseja entender melhor o que é uma planta baixa, qual a sua importância, como ler um projeto em planta baixa e o que é preciso analisar, você está no artigo certo.

O que é uma planta baixa?

Uma planta baixa é a representação visual do interior de uma casa vista de cima; é um desenho 2D de ambientes em escala, elaborado por um arquiteto, que nos permite visualizar como os espaços interagem e como se dará o fluxo dentro do imóvel.

Quando bem detalhada, ela normalmente contém informações cruciais como área total, nome e dimensões de cômodos, localização de portas e janelas, bem como a posição das paredes, escadas e divisórias. Muitas vezes, ela também indica móveis em suas respectivas disposições.

Na verdade, o recurso mais importante oferecido por uma planta baixa é sua escala precisa. Através dela, obtemos as proporções e medidas corretas dos objetos reais e, dessa forma, uma representação do tamanho dos espaços de um imóvel.

Assim, embora seja uma ferramenta essencial para os arquitetos e equipes de construção, ela oferecerá a você, proprietário, uma maior clareza de como será o ambiente e de como ele afetará você e sua família.

A planta baixa pode ser apresentada com desenhos simples, ou incorporando outros elementos como desenhos coloridos com luz, efeitos, texturização, paisagismo e, em alguns casos, com pessoas. Esses elementos humanizam a planta baixa, que passa a ser conhecida como planta baixa humanizada.

Quais as informações essenciais de uma planta baixa?

Quando lida corretamente, uma planta baixa pode dizer muito sobre sua casa. Abaixo, passaremos pelos seus recursos mais importantes e como eles são representados.

Escala

A escala é o fator determinante da relação entre as dimensões de uma planta. No Brasil, o sistema métrico é o sistema utilizado para se trabalhar com plantas baixas, portanto, aqui as dimensões são representadas em milímetros, centímetros e metros.

Desenhar uma planta baixa em escala significa reduzir o tamanho do seu desenho para que todo espaço possa caber em uma tela ou pedaço de papel. Geralmente, ela é indicada no canto inferior esquerdo ou no carimbo da folha do desenho.

A escala 1:50 (lê-se um para cinquenta) é a mais utilizada para plantas baixas, e significa que cada 1 parte na planta representa 50 partes na realidade, ou seja, o tamanho real é reduzido em 50 vezes.

Paredes

As paredes são os elementos visuais mais fortes existentes em uma planta baixa e são representadas usando linhas paralelas ou padrões sólidos. Elas são, efetivamente, os elementos que determinam o tamanho, a forma do imóvel e como os cômodos estão distribuídos.

Em algumas plantas baixas, as paredes externas são desenhadas com um peso de linha mais grosso do que as paredes internas. Essa é uma forma bastante eficaz de facilitar a leitura de uma planta baixa.

Representação de paredes em planta baixa

Portas

As portas são mostradas como quebras na parede e são indicadas não apenas onde serão instaladas, como também em qual direção se dará suas aberturas.

Para as portas deslizantes, no entanto, utiliza-se uma linha estreita acompanhada com uma seta em uma das extremidades, indicando a direção de abertura.

Representações de tipos de portas em planta baixa

Janelas

Assim como as portas, as janelas são representadas como blocos quebrados na área da parede e muitas vezes são mostradas com três linhas paralelas. Porém, como existem vários modelos de janela, elas geralmente são mais detalhadas no projeto.

janelas planta baixa
Representações de tipos de janelas em planta baixa

Pisos

Os pisos em uma planta baixa são desenhados para mostrar, através de sombreamento ou linhas de cores claras, as diferentes texturas entre os tipos de piso que serão utilizados em diferentes cômodos.

Escadas

As escadas são representadas por linhas paralelas e consecutivas com setas que indicam a direção das escadas.

É importante que também seja mostrado o tamanho específico da escada do projeto, quantos degraus serão utilizados e os espaços de folga necessários, além de detalhes do corrimão.

Representações de tipos de janelas em planta baixa

Mobiliário e itens fixos

Além dos elementos já citados que afetam diretamente a construção de um imóvel, a planta baixa também mostra a localização de móveis e itens fixos que podem ajudar o proprietário a entender como se dará o fluxo e a mobilidade dentro de sua casa.

Dentre esses itens podemos citar as cubas de banheiros, vasos sanitários, máquina de lavar roupa, máquina de lavar louças, chuveiros, banheira e bancadas de pedras.

A indicação desses itens também é essencial para a elaboração de projetos complementares, como o projeto hidráulico, o projeto elétrico e o projeto estrutural.

itens fixos planta baixa
Representações de itens fixos em planta baixa

Ao final deste artigo, esperamos que você tenha entendido e assimilado a importância de uma planta baixa. Caso tenha alguma dúvida, use nossa caixa de comentários abaixo para conversar conosco. Vamos adorar te ajudar! 😊

Achou este conteúdo interessante? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os artigos da InstaCasa

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.