Plantas Indoor para a Casa

Você chega em casa e percebe que tem algo faltando no seu cantinho. Falta um toque de alto astral no ambiente, talvez? Alguma decoração que dê mais vida ao lar. É isso! É o momento de escolher uma planta que, além de elegante, seja também ideal para o ambiente de dentro de casa e de baixa manutenção. Mas qual escolher?

Os benefícios de ter uma planta ultrapassa os limites da criatividade, beleza e decoração. Você sabia, por exemplo, que por ser uma agente natural que umidifica o ambiente e filtra o ar, ela é capaz de minimizar rinite alérgica e outros problemas, como depressão e até mesmo ansiedade? Além disso, muitas plantas são adequadas para crianças e pets e muitas também conseguem assumir o papel de remédio natural

Para ter plantinhas em casa não é necessário ter um grande quintal ou intenso cuidado, como adubação constante ou dosagem de água diária. Por isso criamos uma lista de plantas indoors para você escolher a sua favorita.

Vamos lá!

1 – Suculentas

Com várias alternativas de cores e flores, as suculentas se tornaram tendência dentro do ambiente urbano. Pela forma engrossada das folhas, são plantas adaptáveis e que armazenam grandes quantidades de água de uma só vez.

É necessário deixar o seu vaso próximo de uma fonte de luz e os tamanhos variam entre grande e mini. Podem ser plantadas até dentro de xícaras de chá!

Suculentas são alternativas para plantas indoor.
Suculentas são alternativas de plantas indoor

2 – Espada de São Jorge

Suas folhas longas e pesadas pedem que sejam acostadas contra uma parede ou mural, assim crescem verticalmente. São amantes de ambientes internos, vivendo bem na sombra e com pouca água. É famosa por ajudar com o sono e por ser eficiente em absorção de dióxido de carbono.

Espada de São Jorge como planta indoor
Espada de São Jorge não exige manutenção diária

3 – Dracena

Atual queridinha de estampas com florais ao fundo, a Dracena é a cara do tema tropical com suas folhas brilhantes e em tons misturados de verde. A baixíssima manutenção que requer a faz comum em halls e cantos de uma casa. Versátil para o paisagismo, também é considerada uma das melhores espécies para despoluir o ambiente e filtrar o ar.

Dracenas são opções versáteis para o interior de sua casa.
Dracenas são opções versáteis para o interior de sua casa

4 – Bambu da Sorte

Quer uma planta que além da beleza, traga também o misticismo da boa energia? Escolha o Bambu da Sorte! Seus caules são maleáveis o suficiente para serem trançados entre si, deixando a sua criatividade reinar. Para manter o seu vaso mais uniforme, é preciso tomar cuidado na hora de adquirir uma muda que não tenha manchas de coloração e mantê-la em lugares com baixa luminosidade.

O Bambu da Sorte é de fácil manutenção e pode ser uma ótima opção para todos os cômodos da casa
O Bambu da Sorte é de fácil manutenção e pode ser uma ótima opção para todos os cômodos da casa

5 – Clorofito

Uma espécie de erva com folhas longas, caídas, finas e listradas que continua em seu mesmo estado durante todas as estações do ano. Sua fama como planta indoor espalhou-se pela capacidade de eliminar substâncias nocivas do ambiente, como o monóxido de carbono. Ela também é conhecida pela adaptabilidade de ser plantada em vasos suspensos e por ser também muito usada como forração no Brasil.

Clorofitos são capazes de eliminar substâncias nocivas ao ambiente e, por isso, são ótimas alternativas para plantas indoor
Clorofitos são capazes de eliminar substâncias nocivas ao ambiente e, por isso, são ótimas alternativas para plantas indoor

6 – Bromélia

A criatividade de montar um jardim vertical contra uma parede próxima da janela ou em lugares com varandas e sacadas vem junto com a escolha e cultivo do grupo de plantas que abrangem a espécie de Bromélia. O gênero tropical se adapta em grandes quintais e em pequenos vasos, algumas preferem luz e outras sombra. Por isso, o ideal é pesquisar o tipo de Bromélia que mais lhe agrada. E, sem medo, pois as espécies são imunes ao mosquito da dengue.

Bromélias são versáteis e imunes ao mosquito da dengue
Bromélias são versáteis e imunes ao mosquito da dengue

7 – Aloe Vera

Popularmente conhecida como Babosa, a sua substância de extração, a Aloe Vera é considerada adequada para cultivo indoor por eliminar resíduos químicos encontrados na maioria dos produtos de limpeza. Logo, deixa o ambiente mais seguro para crianças, pets e pessoas com alergia. Por ser considerada rústica, o seu cultivo é simples, necessitando de pouca água e ambientes que dispõe de média e alta luminosidade.

Aloe Vera como planta indoor.
Aloe Vera elimina elementos químicos da maioria dos produtos de limpeza

8 – Asplênio

É um tipo de Samambaia de folhas grandes, largas e brilhantes. Gosta de umidade e sombra (luz indireta), tornando-se atraente para ambientes internos como o banheiro da casa. Por sua variedade pode ser plantada em vaso suspenso e é totalmente livre de toxinas.

Asplênio é uma planta atraente para ambientes internos e traz um charme para qualquer cantinho
Asplênio é uma planta atraente para ambientes internos e traz um charme para qualquer cantinho

Dicas práticas

  • Plantas indoor são conhecidas por serem de baixa manutenção, mas lembre-se: elas também precisam de cuidados. O ideal é seguir as regrinhas de cada espécie e optar por terras adubadas, além de observar a umidade e acúmulo sobressalente de água.
  • Existem plantas, como a Erva-de-Gato que são viciantes para os animais e não devem estar sempre disponíveis para o contato. Vale pensar no acesso limitado aos pets, apostando em vasos suspensos ou jardins verticais. Tal orientação também se encaixa para as crianças.
  • Considere a iluminação e umidade de cada local para que combine adequadamente com a espécie de planta escolhida. Algumas usufruem melhor da umidade, enquanto outras preferem cantos com mais sombra, por exemplo.
  • Plantas que cultivam frutos são irresistíveis para pássaros e acabam atraindo mosquitos e insetos também. Tenha isso em mente quando for escolher sua decoração. 😉

Achou esse post interessante? Assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.