Conheça nossa lista de plantas pet friendly que te ajudarão na decoração dos ambientes de sua casa.

Plantas pet friendly para sua casa

Plantas de casa seguras para seus animais de estimação

Os cães e gatos são muito curiosos e adoram se aventurar pelos cantinhos da casa. Por esse motivo, manter uma planta de casa longe de um animal de estimação pode ser uma tarefa difícil. Como não podemos garantir que as plantas fiquem sempre fora do alcance dos nossos pets, devemos garantir que todas as plantas que cultivamos em casa sejam seguras para nossos pequenos amigos.

Saiba como proteger a saúde do seu pet com plantas pet friendly.

Quais são as plantas tóxicas para cães e gatos?

Antes de falarmos das plantas pet friendly, confira a lista de algumas plantas tóxicas mais comuns para cães e gatos. São elas: Espada de São Jorge, Copo de Leite, Bico de Papagaio, Azaleia, Espirradeira, Lírio, Mamona, Tomate Verde, Viola, Costela de Adão, Jiboia, Comigo-Ninguém-Pode, Tulipa, Samambaia, Ficus, Babosa, Narcisos, Begônias, Damasco, Hortênsia e outras.

Exemplos de algumas plantas que são tóxicas para cães e gatos.

Se puder, mantenha essas plantas longe do alcance do seu animalzinho. Caso tenha alguma delas em casa, fique de olho nos sintomas da intoxicação, como: depressão, ataxia, bradicardia (coração bate devagar), vocalização, salivação, vômitos, pupilas dilatadas, alterações de comportamento. Se perceber algum desses sintomas, corra para o veterinário.

Mas então, quais plantas podemos ter em casa sem medo de causar problemas para nossos cães e gatos? Conheça algumas plantas pet friendly para você ter dentro de sua casa e que também ficam lindas na decoração.

1 – Violeta Africana

Violetas Africanas são ótimas plantas pet friendly. Além de serem super populares no Brasil, demandam cuidados muito simples, como, por exemplo, pouca água e exposição indireta à luz solar, já que muitos raios solares podem fazer com que as pétalas queimem. Quanto ao plantio, o melhor a se fazer é deixá-la em um vasinho dentro de casa, e não no quintal ou janela junto com as outras plantas.

Violeta africana é planta pet friendly para decoração casa, cuidados animais de estimação.

2 – Lágrimas de Bebê

Muito utilizada no paisagismo, a Lágrimas de Bebê é mais uma planta que não provoca nenhum mal ao seu bichinho de estimação. Seu cultivo em vasos também é possível, já que, em interiores, suas pequenas folhas dão um toque delicado. Além disso, cresce melhor em ambientes com muita luminosidade, porém, sem luz solar direta, uma vez que o Sol também queima suas folhas frágeis.

As Lágrimas de Bebê são totalmente inofensivas ao seu pet. Planta para casa e decoração.

3 – Clorofito

Clorofitos são super conhecidos e populares entre os amantes de plantas e são, sem sombra de dúvida, uma grata surpresa. Além de ser uma planta amiga dos animais, sabemos que também funciona como detox, pois filtra cheiros ruins e fumaça, melhorando a qualidade do ar. Para tê-lo sempre bonito, deixe-o próximo de uma janela bem iluminada e molhe somente uma vez por semana.

Clorofitos são inofensivos aos pets e dão uma cor especial a qualquer ambiente, sendo ótimas para decoração de interiores.

4 – Dioneia

Apesar de ser uma planta carnívora que atrai insetos e os devora, a Dioneia não fará mal algum para o seu pet. Cultivadas a partir de sementes, elas geralmente levam cerca de quatro a cinco anos para atingir a maturidade e podem viver por muitas décadas. Deve ser cultivada entre sol pleno e meia-sombra. As dioneias não devem ser plantadas em terra e nem necessitam adubação, que pode facilmente intoxicá-las. A água das regas deve ser livre de sais minerais ou cloro, descansada, de chuva ou preferencialmente destilada. Elas toleram encharcamentos, mas jamais períodos secos.

Apesar de ser uma planta carnívora, a Dioneia é pet friendly. Fica incrível na decoração de casa.

5 – Areca-bambu ou Palmeira de Jardim

A Areca-bambu é uma das plantas de interior mais usadas para decorar casas por sua beleza e cuidados simples. Além disso, é uma planta não tóxica para os animais, então você pode usá-la para dar vida à sua casa sem se preocupar se seu pet sofrerá algum dano caso morda as folhas ou se esfregue nelas. Por ser um tipo de planta que precisa receber luz solar indireta, ela gostará de um espaço iluminado e quente na casa, mas que não produza calor excessivo. 

Areca-bambu, além de ótima para decoração de cantinhos da casa, não fará mal algum ao seu pet.

6 – Samambaia-americana

Além de não oferecer nenhum perigo ao seu animal de estimação, a samambaia-americana pode dar um toque especial à decoração do seu lar. Ela fez e faz muito sucesso na decoração de interiores, sendo uma das plantas ornamentais mais vendidas no Brasil. Esta samambaia é utilizada em vasos e jardineiras suspensas, protegidas por coberturas, como em varandas, salas de estar, terraços. A iluminação ideal é a meia-sombra. Os vasos devem ser irrigados com frequência, porém devem ser bem drenados.

A samambaia-americana é uma ótima planta pet friendly.

7 – Calathea Ornata

A Calathea Ornata, também conhecida como Maranta Riscada, é uma ótima pedida para a decoração do seu ambiente e também não faz mal algum aos pets. Seu charme são os delicados traços em tons de branco e pink, contrastando sobre um fundo escuro, em um tom bem fechado de verde, quase amarronzado. Outro ponto interessante é que o verso das folhas é púrpura. Por habitar o chão das florestas tropicais, a maranta riscada está acostumada a uma luminosidade difusa, indireta. Assim, sol pleno pode causar queimaduras em suas folhas. É também uma excelente opção para quebrar a monotonia verde das plantas comumente cultivadas dentro de casas e apartamentos, com sua estampa delicada e exótica.

A calathea ornata é totalmente inofensiva ao seu pet e dá um charme especial para qualquer ambiente.

8 – Pata-de-elefante

Devido a seu lento crescimento, a Pata-de-elefante é muito adotada como planta de vaso, cultivada no sol pleno ou a meia-sombra, decorando pátios, sacadas e varandas. Além de não ser tóxica aos animais, é capaz de embelezar qualquer ambiente. Como dica de cultivo, você pode manter o vaso em ambiente arejado, e molhe pouco, esperando a terra secar entre uma rega e outra.

A pata-de-elefante dá uma coloração especial para qualquer ambiente e é totalmente pet friendly.

9 – Orquídea

As orquídeas são plantas pet friendly. Você pode usá-las para decorar o seu quarto ou qualquer ambiente interno, já que são purificadoras do ar, não roubam o seu oxigênio e não liberam aromas intensos (por isso, também não causam alergias). Quando adquirir uma orquídea de qualquer tipo, deve-se ter cuidado em reenvasá-la em um espaço maior. De uma maneira geral, as orquídeas aguentam quantidades consideráveis de água e preferem horários amenos de iluminação solar. As flores são sensíveis, assim, expô-las diretamente ao sol forte pode fazer com que se queimem ou desidratem. 

Além de lindas e cobiçadas, as orquídeas são consideradas pet friendly por não fazerem mal algum ao seu bichinho de estimação.

10 – Bromélia

Se existe uma planta que não oferece nenhum tipo de ameaça aos animais, é a bromélia. Ela não precisa de muita luz para crescer e sobreviver, então você pode deixá-la dentro de casa (mesmo que em um cantinho com sombra), perto do seu bichinho de estimação. Além de linda, essa planta poderá enfeitar com segurança um de seus cômodos.

Bromélias são amadas por todos os públicos - inclusive, pelos pets.

Achou esse post relevante? Assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.