Plantas que funcionam como repelente natural

3 plantas que funcionam como repelente natural

Mosquitos e pernilongos são insetos indesejados por todas as pessoas, não é mesmo? Além de serem incômodos por seus zunidos, eles costumam deixar marcas em pessoas alérgicas e, também, transmitem doenças como dengue, febre amarela, malária, zika, entre outras, que são responsáveis, de acordo com apuração feita pelo canal VivaBem da UOL, por cerca de 725 mil mortes em todo o mundo (dados de 2019).

Com o calor incessante ao longo do dia e também no período da noite, esses insetos tendem a se proliferar com mais facilidade e, consequentemente, trazer mais incômodo para dentro da casa dos brasileiros. Pensando nisso e no fato de que hortas caseiras são excelentes opções para todas as pessoas, a InstaCasa separou uma lista com 3 plantas que funcionam como repelente natural para a casa.

1. Citronela

Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar que a citronela pode ajudar a manter os mosquitos afastados de casa, não é mesmo? Existe, inclusive, alguns produtos como essência concentrada, odorizante e difusores desta planta, pois ela é, realmente, o repelente natural número 1.

Para manter os insetos longe de casa, você não precisa tê-la em um ambiente fechado. Até mesmo nos jardins, sua eficácia é comprovada, principalmente se ela estiver no caminho do vento, para espalhar o aroma e, assim, aumentar a eficiência.

Você pode, também, fazer uma infusão da planta com água quente, como se fosse um chá, e transferir o líquido para um spray. Assim, além de deixar sua casa cheirosa, você também garantirá que os mosquitos e pernilongos fiquem longe.

Citronela é uma das plantas que funcionam como repelente natural.

2. Lavanda

A lavanda é uma planta que não poderia ficar de fora dessa lista. Também muito encontrada nas prateleiras do supermercado como essência concentrada ou em produtos de limpeza, essa planta é capaz de manter os mosquitos afastados da sua casa.

Além disso, a cor singular da planta funciona muito bem para decorar algum cantinho da sua casa, na cozinha ou no banheiro, levando um perfume único.

Lavanda é uma das plantas que funcionam como repelente natural.

3. Crisântemo

O crisântemo é uma excelente opção para quem está buscando afastar mosquitos, pernilongos e outros insetos indesejáveis, como baratas, besouros e moscas. Isso porque a planta possui, em sua essência, uma substância chamada piretrina, que funciona como inseticida natural.

Para “ativar” esse repelente natural, basta manter a planta em um vaso dentro de casa, ou, ainda, esfregar suas flores contra a pele, o que evitará a picada dos mosquitos e pernilongos comuns nessa época de verão e chuvas.

O crisântemo também é uma planta que funciona como repelente natural

E você, conhece outras plantas que funcionam como repelente natural? Conta pra gente nos comentários abaixo! E não se esqueça se assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todos os conteúdos semanais da InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.