Plantas que purificam o ar e levam mais vida para a sua casa

Plantas que purificam o ar e levam mais vida para a sua casa

Enquanto observamos a vida passar das janelas das nossas casas, por conta da pandemia da COVID-19, e aguardamos o calendário de vacinação que nos levará, de volta, à “normalidade” das coisas, buscamos ocupar nossa cabeça com atividades que, antes, não faziam parte dos nossos planos: muitas pessoas viraram mãe/pai de pet, aprenderam a fazer diversas coisas no modelo DIY, fizeram um intensivão de crochê/bordado/costura, maratonaram o catálogo inteiro de séries dos principais streamings disponíveis no Brasil e, claro, muitos aprenderam a dar um valor especial às plantas.

Cuidar de uma planta, como já dissemos em nosso blog, traz benefícios para a nossa saúde mental, mas também é um ótimo hobby para quem está buscando um benefício físico. Isso porque algumas espécies de plantas são capazes de purificar o ar e, assim, levar mais vida para dentro da sua casa. Mas de onde vem essa afirmação?

De acordo com a BBC, em 1989, a Nasa (isso mesmo, eles não se preocupam somente em mandar foguetes para o espaço) fez um estudo para determinar quais as plantas mais indicadas para filtrar o ar em um ambiente fechado. A pesquisa levou em consideração vários poluentes do ar, além das características das plantas e da facilidade de se obtê-las. Os poluentes mais comuns e que as plantas se encarregam de filtrar são: benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaldeído.

Ficou curioso para descobrir quais plantas são essas? A equipe da InstaCasa separou 5 exemplos de plantas que purificam o ar e levam mais vida para a sua casa. Bora conferir? 😊

1. Espada-de-São-Jorge

Se você foi uma criança criada com rédeas curtas por seus pais, provavelmente conhece a famosa planta Espada-de-São-Jorge, cujo nome científico é Sansevieria Trifasciata. Muitas vezes substituta das palmadinhas, essa planta é super utilizada na decoração de interiores e muito versátil, por sobreviver aos mais diferentes níveis de temperatura.

De acordo com o estudo, essa planta possui propriedades que eliminam os componentes químicos benzeno, xileno, formaldeído, tolueno e, também, o tricloroetileno.

Exemplo de espada de São Jorge

2. Lírio da Paz

Você já deve ter visto essa planta de forma natural, provavelmente na casa dos seus avós, ou de forma artificial, em alguma prateleira de supermercado. O Lírio da Paz, também conhecido como Spathiphyllum, cresce em temperaturas desfavoráveis e sobrevive com pouca água e pouco contato com o Sol, o que faz dele uma planta de fácil cultivo.

É uma excelente opção para os fumantes, pois é capaz de filtrar as toxinas do cigarro.

Exemplo de lírio da paz

3. Hera Inglesa

A Hera Inglesa é uma planta muito comum em parques ou reservas naturais. Seu nome científico é Hedera helix L. e, de acordo com o estudo, é uma espécie muito boa em absorver toxinas e multiplica-se facilmente por estacas (pedaços de ramos), preparadas em qualquer época do ano. Pode ser cultivada em vasos como planta pendente ou apoiada em suporte de xaxim e para revestimento de muros e paredes, bem como para forração em canteiros a pleno sol ou meia-sombra.

Além disso, se você mora no Sul do País, que constantemente passa por um inverno rigoroso, pode ficar tranquilo: a Hera Inglesa é tolerante às geadas.

Exemplo de Hera Inglesa.

4. Árvore-da-borracha

Cientificamente chamada de Ficus Elastica, a Árvore-da-borracha é uma planta super resistente e, como tem um alto índice de transpiração, ajuda a manter a umidade do ar.

Em poucos anos, ela pode crescer muito rápido. Além disso, é muito eficiente na eliminação do benzeno, xileno e tolueno, e também age contra o formaldeído e o tricloroetileno.

Exemplos de árvore-da-borracha.

5. Crisântemo

O crisântemo é uma planta super popular, cujo nome científico é Chrysanthemum, e faz parte do hall da fama das plantas que purificam o ar e levam mais vida para a sua casa.

Ela é capaz de remover benzeno, formaldeído, tricloroetileno, amônia, xileno, tolueno e outros poluentes conhecidos do ar.

Exemplos de crisântemo

E aí, pronto para adicionar essas plantas que purificam o ar e levam mais vida para a sua casa à sua listra de compras em uma loja especializada?

Se você curtiu esse conteúdo, assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades semanais.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.