Prateleiras para a sua casa

Incríveis prateleiras DIY para a sua casa

Elas decoram e organizam: estamos falando das prateleiras e você mesmo pode fazer a sua no cantinho que quiser da sua casa dos sonhos. Seja para guardar seus livros, para decorar com vasos de plantas e artigos de decoração ou para organizar uma baguncinha, as prateleiras te ajudarão nessa missão.

O melhor aproveitamento dos espaços e organização dos seus artigos pessoais é essencial para criar a sua casa dos sonhos. Ao empilharmos coisas ou não destinarmos os locais corretos para cada uma, nossa percepção do lugar é desconcertante e fica a impressão de que algo está desagradavelmente fora do lugar.

É ai que entra a solução das prateleiras.

Esse tipo de móvel serve para armazenar itens que exigem maiores cuidados e, também, funciona como elemento decorativo, que cria uma “vitrine” visualmente agradável para os objetos com os quais você tem algum apego emocional. São exemplos disso porta-retratos, bonecos do tipo funko, lembranças de viagens…

As prateleiras são um verdadeiro trunfo decorativo e funcional para quem procura praticidade e otimização de espaços. Caso opte por fazê-las da forma do it yourself (DIY) que, em tradução livre, significa “faça você mesmo”, também terá as vantagens de conseguir economizar e de poder personalizar.

Você gosta de ver suas coisas organizadas em prateleiras? Tem vontade de fazer uma, sozinha? Então este artigo é, certamente, para você!

DIY: incríveis prateleiras para a sua casa

Prateleiras: versatilidade para a sua casa

As prateleiras são itens muito versáteis e podem ser encontradas, no mercado, em diversas versões: existem aquelas presas às paredes (são as mais tradicionais), presas ao teto ou, ainda, encostadas em algum outro móvel, como a bancada da cozinha, por exemplo. Além da versatilidade da instalação, elas podem variar de tamanho, cores, material ou estilos (você pode encontrar prateleiras rústicas, modernas ou simples, ainda).

Outra vantagem das prateleiras é que, por serem itens simples, elas podem ser utilizadas em qualquer tipo de ambiente residencial, pois combinam com tudo! Ainda, por serem feitas a partir da utilização de materiais de fácil acesso econômico, são uma verdadeira “mão na roda” para quem está tentando aprimorar os dotes artesanais.

Prateleiras versáteis para a sua casa.

4 ideias de prateleiras DIY para a sua casa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre prateleiras para a sua casa, confira quatro ideias inspiradoras de prateleiras DIY. Separe os materiais e vamos aos trabalhos!

1 – Prateleira suspensa com corda

Exemplo de prateleira suspensa com corda.
Imagem: Blog Maria Filó

Se você pretende levar delicadeza a um determinado ambiente da sua casa, essa é uma aposta certeira. Você vai precisar de:

  • 2 pranchas de madeira, no tamanho 20cm x 50cm;
  • 2 fios de corda fina;
  • Dois ganchos de parede.

Para fazer essa prateleira, fure os quatro cantos de cada uma das pranchas. Passe a corda entre os furos, utilizando um fio de corda de cada lado. Fixe as bases de madeira dando um nó abaixo da prancha, sempre lembrando de deixar um pedaço de corda na parte superior da primeira base para prendê-la ao gancho. Prenda os ganchos na parede com o material adequado e pendure a prateleira. Pronto!

2 – Prateleira com cintos de couro antigos

Exemplo de prateleira feita com cintos antigos.
Imagem: casa.com.br

Revirou o guarda-roupas e achou cintos de couro antigos e que já não são mais usados? Aproveite-os para fazer uma prateleira!

Você precisará de:

  • Duas tábuas de madeira de 12 x 80cm;
  • Dois cintos de couro longos;
  • Pregos;
  • Martelo;
  • Fita métrica;
  • Lápis.

Para começar, separe as tábuas e desenhe uma linha na marca de cinco centímetros, a partir de ambas as extremidades. Alce os cintos juntos criando dois laços iguais, de mesmo tamanho – a circunferência de cada lado deve ser de, aproximadamente 1,5 metros.  Se precisar, crie novos buracos no couro para encaixar a fivela e deixar os laços exatamente no mesmo tamanho.

Posicione cada laço em uma das marcações de cinco centímetros da primeira tábua. Escolha a altura em que você quer que as fivelas dos cintos fiquem – com cuidado para que elas não fiquem na altura em que você colocará a primeira tábua, que deverá ser de aproximadamente 25 centímetros de distância da base. Depois de conferir todas as medições, pregue os cintos à parte inferior da tábua.

Pegue o outro pedaço de madeira e encaixe-o entre os cintos, deixando as duas tábuas deitadas pela lateral, como na foto. Lembre-se de medir bem os dois lados da segunda tábua antes de pregá-la, garantindo que a distância entre a base e ela seja de 25 centímetros nos dois cintos para que ela não fique torta. Quando tiver certeza de que ela está alinhada, pregue-a ao couro. Pendure as tábuas pela parte de dentro do laço, como na última foto, de forma que a volta do cinto esconda o prego. Voilà!

3 – Prateleira invisível de livros usando mão francesa de ferro

Passo a passo de prateleira invisível utilizando mão francesa de ferro.
Imagens: Metalúrgica Besser

Se você quer dar um toque especial à decoração e organização dos livros disponíveis em sua casa, uma ideia incrível é a de criar uma prateleira invisível utilizando mão francesa de ferro.

Você precisará de:

  • Mão de ferro tipo cantoneira;
  • Fita dupla-face de velcro;
  • Lápis;
  • Régua de nível;
  • Furadeira;
  • Parafusos;
  • Buchas;
  • Chave de fenda;
  • Livros.

O passo a passo é super simples: encoste a mão de ferro na parede, no lugar no qual o primeiro livro de pilha ficará, com a ponta que fica para fora virada para baixo. Com a régua de nível, certifique-se de que a cantoneira está reta e marque com um lápis os locais que serão furados. Faça os furos com a furadeira, insira as buchas e aparafuse a mão de ferro na parede.

Posteriormente, escolha um livro velho para ser a base da sua estante. Na parte de dentro da contracapa do livro, cole um dos lados da fita de velcro e cole a outra metade na superfície inferior do lado que ficou para fora da cantoneira. Depois, é só grudar na mão de ferro e começar a empilhar os seus livros.

4 – Prateleira com trilhos de cremalheira

Prateleira de trilhos de cremalheira.

Prateleiras que usam trilhos de cremalheira como sustentação são ótimas (e fáceis) opções para quem deseja colocar a mão na massa e fazer os próprios móveis. Você vai precisar de:

  • Placa de madeira;
  • Trilhos de cremalheira;
  • Mão francesa de encaixe;
  • Parafusos;
  • Buchas;
  • Furadeira;
  • Fita métrica;
  • Lápis;
  • Martelo.

Para começar, meça, com a fita métrica, a altura da prateleira desejada, e marque com o lápis. Os trilhos de cremalheira devem ser instalados na parede para receberem as mãos francesas, que serão os suportes das prateleiras. A instalação é muito simples: é só aparafusar o trilho na parede de forma vertical e encaixar cada mão francesa nos furos do trilho. Use os furos redondos para aparafusar os trilhos na parede.

Em seguida, use um martelo para fixar bem as mãos francesas no trilho. Depois, encaixe a placa de madeira desejada. Pronto, aí está uma prateleira novinha para você organizar suas coisas!

Gostou dessas ideias de incríveis prateleiras para sua casa ou tem mais alguma dica de prateleira DIY? Conta pra gente nos comentários! Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do Blog InstaCasa!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.