Preparando a casa para o inverno

Conforto e limpeza: preparando a casa para o inverno

Com o frio do outono se intensificando um pouco mais todos os dias, sentimos a chegada do inverno. A estação mais fria do ano, que terá início no dia 21 de junho de 2021, promete ser um pouco mais rigorosa do que no último ano, e, por isso, muitas pessoas já começam a pensar em como se proteger das baixas temperaturas.

Sabemos que casacos, meias, calças e afins são indispensáveis para os dias frios. Entretanto, em um momento em que muitas pessoas seguem em home office e respeitando o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19, o tempo médio de permanência em casa aumentou consideravelmente, fazendo com que novas medidas para espantar aquele ventinho gelado entrem em pauta.

No último ano, o Blog InstaCasa separou algumas dicas práticas para aquecer a casa em dias frios e, recentemente, publicamos um texto sobre aquecedores. Neste artigo, entretanto, trouxemos diferentes dicas para que você vá preparando a casa para o inverno e, assim, não sinta-se perdido quando o frio bater em sua porta. Vamos conferir?

Aposte em cores quentes e tecidos mais grossos

Anteriormente, demos várias dicas sobre a influência das cores dentro de casa. No inverno, essa influência se torna ainda maior, uma vez que cores quentes auxiliam no aconchego dos ambientes residenciais. Você pode apostar, por exemplo, na pintura ou em móveis, mantas e almofadas em cores quentes ou terrosas, como é o caso do amarelo queimado, marsala, tons de marrom e/ou rosa envelhecido.

Se você puder investir um pouco mais, aproveite para comprar cortinas e mantas com tecidos mais macios ao toque, como é o caso do veludo e da camurça. Caso seja viável, você também pode comprar algumas capas de almofadas mais “fofas” e confortáveis, como, por exemplo, chenille ou plush.

Uma aposta super quente e que também pode levar um charme especial ao seu sofá, sua cama ou até mesmo às suas cadeiras da sala de jantar, é o maxi crochê. Além de ser facilmente encontrado em lojas de departamentos, você pode colocar a mão na massa e fazer sua própria manta utilizando a técnica, no melhor modelo DIY.

Aposte em cores quentes e tecidos mais grossos

Se precisar fazer algum reparo em casa, essa é a melhor hora!

Muita gente considera o inverno a melhor estação do ano, mas da porta pra fora. Afinal, ninguém gosta de descobrir uma infiltração em algum cômodo da casa, muito menos perceber que aquele vão entre as folhas da janela é uma passagem direta para o quarto virar o próprio Alasca, certo?

Por isso, antes do inverno chegar, faça todos os reparos necessários em casa. É muito importante avaliar a necessidade de pequenos reparos gerais, nos telhados, nas aberturas, nos encanamentos e na estrutura da casa. A limpeza das calhas também é um item importante: se, perto da sua casa, houver uma área verde, as folhas que caem e voam no outono podem contribuir para o entupimento das calhas, o que se transforma em um grande problema quando as chuvas começam a ficar mais volumosas ou as geadas passam a aparecer, principalmente se você mora em áreas em que as temperaturas negativas são comuns durante o inverno. Deixar as calhas limpas pode evitar um grande problema nessa estação!

Caixa de ferramentas para fazer reparos em casa antes do inverno.

A iluminação certa faz com que os ambientes fiquem mais confortáveis

Iluminação é um tema recorrente no Blog InstaCasa por ser uma das principais preocupações necessárias quando pensamos em ter conforto dentro de casa. Caso você esteja preparando a casa para o inverno, não pode ser diferente. 

Para sentir-se mais confortável e ter ambientes mais aconchegantes, a luz amarelada, conhecida como “luz quente”, é ideal. Isso ocorre porque esse tipo de luz tem um toque puxado para o dourado, trazendo a sensação de descanso para os olhos e ajudando a manter o cômodo mais agradável.

Uma boa ideia é, por exemplo, apostar em abajures e luminárias ao lado do sofá, no seu espaço de home office e, também, ao lado da cama.

A iluminação certa faz com que os ambientes fiquem mais confortáveis

Compre velas aromáticas e as distribua pela casa

Super em alta no momento, as velas aromáticas são grandes contribuintes para ajudar a espantar o frio dos cômodos de casa e, ainda, para levar um cheiro extremamente agradável aos ambientes. 

Você pode utilizar as velas no quarto, na sala, no banheiro e onde mais quiser, afinal, elas deixam qualquer lugar mais aconchegante. Você também pode usar odorizadores ou essências amadeiradas, que trazem o cheirinho especial da estação, criando uma atmosfera perfeita para enfrentar o inverno.

Velas aromáticas em casa

Higienize todos as peças pesadas: casacos, tapetes, cortinas e roupas de cama

Como moramos em um país de clima tropical, dificilmente utilizamos peças pesadas como casacos, cortinas, tapetes e roupas de cama mais grossas em uma estação que não seja o inverno. Por isso, esse é o melhor momento para higienizar todo o seu guarda-roupas especial para os dias frios.

Os ácaros e o mofo, presentes em peças guardadas por muito tempo, desencadeiam uma reação alérgica e prejudica a respiração, um cuidado constante durante a pandemia que o mundo está enfrentando. Por isso, não dá pra usar esses itens dessa maneira, sem antes submetê-los a uma limpeza completa. Se você não tem como lavar essas peças em casa, vale a pena mandar para um serviço de lavanderia ou contratar um profissional especializado na higienização antes do inverno.

Higienize todos as peças pesadas: casacos, tapetes, cortinas e roupas de cama

E aí, anotou as novas dicas para ir preparando a casa para o inverno? Não deixe para a última hora! Ah, se você curtiu esse conteúdo e quer continuar recebendo artigos sobre arquitetura, tecnologia e decoração, assine nossa newsletter e tenha conteúdos semanais quentinhos em seu e-mail!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.