Quanto custa a casa dos seus sonhos?

Quanto custa construir a casa dos sonhos?

Quando decidimos dar início ao projeto da nossa casa dos sonhos, temos inúmeros desejos, não é mesmo? Nos preocupamos em saber se, naquele desenho que o arquiteto começou a esboçar, caberão todos os ambientes que pensamos. Portanto, queremos ter certeza de que será possível ter uma cozinha americana, ou uma piscina nos fundos, talvez aquele jardim dos sonhos e, até mesmo, uma churrasqueira para promover momentos memoráveis de interação entre nós, nossos familiares e amigos.

Ao vermos o projeto tomar forma pelas mãos desses profissionais habilitados, porém, outra dúvida costuma surgir: quanto custa construir essa casa dos sonhos? É uma pergunta pertinente, já que é muito importante considerar os custos da obra para não prejudicar o nosso orçamento.

E, neste ponto, cabe uma observação importante: nesta e em todas as etapas de realização do sonho da casa própria, o projeto de arquitetura é indispensável. Já dissemos isso outras vezes, em nossos artigos, mas não custa reforçar: um projeto, além de facilitar a aprovação da construção na Prefeitura do seu município, é o resultado do trabalho intenso de um profissional que estudou muito para tomar as melhores decisões sobre o projeto, e garantirão a melhor qualidade da casa ou edificação, pensando na economia da construção e no seu bom aproveitamento ao longo do tempo. Uma casa feita sem projeto não é mais barata, só é errada e ilegal! 😉

Por isso, neste artigo, falaremos sobre o Custo Básico Unitário da Construção (CUB), calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país, e dicas que te ajudarão a economizar. Vamos aprender mais? #VemComAInstaCasa

Quanto custa construir a casa dos sonhos?

O que é o CUB?

O Custo Unitário Básico, amplamente utilizado pelo setor da Construção Civil em todo o País, é calculado e divulgado com base na Lei Federal 4.591/64 e na Norma Técnica Brasileira  12721:2006, elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ele reflete o custo básico de uma construção, tendo em sua composição custos relativos a materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e, ainda, aluguel de equipamentos, e te ajudará a descobrir quanto custa em média construir a casa dos sonhos.

O CUB possibilita, portanto, uma primeira referência dos custos gerais para definir quanto custa construir a casa dos sonhos. Para as construções residenciais, existem três padrões de acabamentos, classificados como Padrão Baixo, Padrão Normal e Padrão Alto. Eles norteiam o custo médio do metro quadrado de uma obra que possuam esses acabamentos.

Ainda, é com base nesse índice que o profissional escolhido por você para executar a obra poderá usar para ajudá-lo a encontrar os acabamentos e materiais de revestimento que estejam de acordo com o padrão de construção que você busca. Além disso, ele levará em consideração outras questões construtivas que poderão otimizar o custo total da obra. Todo esse trabalho refletirá, por fim, no valor final da sua construção.

O CUB possibilita uma primeira referência dos custos gerais para definir quanto custa construir a casa dos sonhos.

Como, então, economizar na construção da casa dos sonhos?

Como já explicamos, o valor de uma obra depende de inúmeros fatores. Entre eles, podemos destacar:

  • Custo de aquisição do lote;
  • Movimentação de terra;
  • Materiais básicos (cimento, areia, tijolos, entre outros);
  • Mão de obra;
  • Acabamentos (tipos de pisos, portas, maçanetas, janelas, tintas, porcelanatos, materiais elétricos, materiais hidráulicos, entre outros);
  • Paisagismo (área externa);
  • Administração da obra.
O valor de uma obra depende de inúmeros fatores.

Consequentemente, podemos dizer que, quanto maior for a casa e quanto maior for o padrão dos acabamentos escolhidos, maior será o custo de construção. Além disso, você deverá contabilizar, juntamente com os profissionais envolvidos na sua obra, gastos com documentação, autorização de obra, impostos e afins.

Além dessa, outra dica importante é de não gastar mais do que tem. Se você gastar mais do que pode pagar, o valor final ficará ainda mais alto para você, uma vez que podem ser somados juros e outras multas por atraso no pagamento. Para te ajudar nessa questão, você deve criar uma planilha de gastos. Dessa forma, terá mais controle dos gastos, e ficará mais fácil de manter suas contas em ordem.

Ah! Por mais que pareça tentador, tente não ir no embalo do “já que”, como, por exemplo, “já que estou fazendo uma churrasqueira, já vou deixar a piscina pronta, também”. Como dissemos no parágrafo anterior: não exceda os gastos do seu orçamento, pois você poderá ficar apertado financeiramente depois.

Não exceda os gastos do seu orçamento, pois você poderá ficar apertado financeiramente depois.

Continuando… outra dica: contrate profissionais de confiança para fazer a obra. Se você contratar alguém que cobre um valor muito abaixo do mercado, tome cuidado. Esse profissional pode acabar fazendo o trabalho errado e você gastará ainda mais ao contratar alguém para consertar o problema.

Seguindo o mesmo raciocínio, para finalizar esse tópico, temos uma dica de ouro: falamos acima sobre a importância de um projeto de arquitetura, lembra? Pois então… Ele é realmente indispensável se você quer economizar na sua obra, e vamos te explicar o motivo: uma construção feita sem um projeto gera muitos (MUITOS!!!) erros e, numa simples equação, deduzimos que ERRO = DESPERDÍCIO, tanto de tempo, como de material e de mão de obra.

Em uma obra, ERRO = DESPERDÍCIO.

Como a InstaCasa pode te ajudar a economizar?

Caso tenha adquirido um lote em um dos nossos empreendimentos parceiros, você terá um projeto de arquitetura sem custos adicionais. Depois de entender a importância desse projeto para o seu sonho da casa própria, essa notícia é ótima, não é mesmo?

Ainda, a InstaCasa tem um Clube de Benefícios incrível para você! Ele funciona da seguinte forma: você terá condições exclusivas em diversos negócios nas cidades dos empreendimentos parceiros, em estabelecimentos que fornecem desde material bruto até itens de decoração. Fazem parte hoje do Clube de Benefícios empresas nacionais como Arcelor Mittal e Tok&Stok, além de diversos parceiros regionais, que podem ser consultados em nossa plataforma.

Ah, e por último, mas não menos importante: disponibilizamos, em nossa plataforma, uma calculadora na qual é possível estimar o valor da construção de cada um dos projetos que desenvolvemos com base no CUB. Usando essa ferramenta exclusiva para os nossos clientes, você poderá ter uma aproximação de quanto irá gastar na obra e então se planejar para poder passar por esse processo de maneira segura e organizada.

Calculadora da InstaCasa para cálculo do CUB.

Você é cliente da InstaCasa? Então acesse já o nosso site com seu login e senha e confira os diversos projetos criados para o seu lote. Em nossa plataforma, você encontrará imagens das diversas opções de fachadas e plantas, poderá calcular os possíveis custos de cada construção, acessar o nosso Clube de Benefícios e, ainda, navegar nos projetos por meio de realidade aumentada no nosso aplicativo.

Achou esse post relevante? Assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.