Sistemas de aquecimento de água

Conheça sistemas de aquecimento de água para a sua casa

Você já pensou em aumentar o conforto da sua futura casa? Ele pode vir por meio da qualidade do seu projeto de arquitetura, pela escolha dos móveis, pela distribuição correta de tapetes ou, ainda, pelo aquecimento da água. Isso mesmo! Quantas vezes você já sofreu ao ligar a torneira de uma pia de banheiro em um dia gelado? Ou, ainda, aquele chuveiro elétrico que só aquece direito um fiozinho de água no inverno? 

Essas questões impactam diretamente a sensação de conforto e, por isso, preparamos esse artigo para que você conheça os tipos mais comuns de sistemas de aquecimento de água para a sua casa. Afinal, poucas coisas se comparam à deliciosa sensação de, em um dia de baixas temperaturas, entrar de cabeça na água quentinha, ou não sofrer ao lavar a louça, não é mesmo?   

Para auxiliar na escolha do seu sistema de aquecimento de água, a equipe da InstaCasa preparou alguns tópicos para explicar um pouco de cada um, suas vantagens e suas desvantagens.

Quer conhecer mais sobre o tema? Siga a leitura e aproveite para decidir o sistema que melhor se encaixa para a sua rotina residencial!

Sistemas de aquecimento de água para a sua casa.

Os tipos mais comuns de sistema de aquecimento de água

No mercado brasileiro existem, basicamente, três tipos de sistemas de aquecimento de água para a sua casa: elétrico (aquecimento na ponta), a gás (aquecimento de passagem) e solar (armazenamento de água quente que, geralmente, utiliza um boiler).

Você pode optar por um desses sistemas ou, ainda, fazer um combinado: utilizar um boiler e, em conjunto, um chuveiro elétrico ou um ponto de aquecedor elétrico, geralmente instalado para uso na pia. Suas principais características são:

  1. Aquecedor elétrico;
  2. Aquecedor a gás;
  3. Aquecedor solar.
Diferentes sistemas de aquecimento de água.
Imagens: 1. Aquecenorte | 2. Soletrol | 3. Lumi Energy

1. Aquecedor elétrico

Nesse tipo de instalação, o aquecimento é feito diretamente no ponto de consumo, não necessitando de uma infraestrutura de tubulação exclusiva para a distribuição de água quente. Além disso, os aquecedores elétricos apresentam menor custo de implantação, pois sua infraestrutura é simples e os aparelhos são baratos.

Contras: como este sistema consome energia elétrica a conta de luz pode ficar mais alta, pesando no bolso na hora de fechar o orçamento mensal. Além disso, as instalações elétricas devem estar adequadas para a instalação de torneiras e chuveiros deste tipo, pois são equipamentos de potência elevada.

2. Aquecedor a gás

Necessita de infraestrutura para transportar a água a uma determinada temperatura e, no ponto de consumo, a água quente e a água fria se misturam, de maneira regulada pelo usuário. No aquecimento a gás, utiliza-se um aquecedor de passagem, no qual a água passa por uma série de serpentinas aquecidas por uma chama. Os aquecedores de passagem precisam ser especificados de acordo com o número de pontos de água quente e precisam de acesso a uma área externa para sua chaminé. Existem muitos modelos, dos mais simples, automáticos, até os modelos mais modernos, eletrônicos e com controle digital.

Contras: geralmente o aquecimento a gás possui custo elevado de instalação e é necessários ter já previsto o espaço externo para a tubulação específica. À longo prazo, esse custo é compensado e se torna economicamente melhor que o elétrico.

Aquecedor a gás Lorenzetti.
Imagem: Extra

3. Aquecedor Solar

O aquecimento solar utiliza a energia proveniente do Sol para esquentar a água e, por este motivo, se torna a opção mais sustentável. Neste sistema, a água passa pelas serpentinas da placa solar, instalada no telhado, e fica armazenada em um reservatório térmico (também conhecido como boiler) até ser utilizada no ponto de consumo.

Contras: este sistema depende da incidência solar, mas pode funcionar relativamente bem em dias nublados. Em regiões onde a luz do Sol é menos intensa, são necessárias mais placas para garantir uma água quentinha.

E aí, já decidiu qual é o sistema de aquecimento de água ideal para a sua casa? Conta pra gente nos comentários desse artigo, na caixa abaixo! Ah, e lembre-se de se inscrever em nossa newsletter, para não perder nenhuma novidade do Blog InstaCasa. Até a próxima!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.