Soluções para diminuir o calor

Soluções para diminuir o calor em casa

Vivemos em um país tropical (abençoado por Deus, e bonito por natureza, que beleza!) e, rotineiramente, sofremos com o calor. No verão, as temperaturas chegam a níveis extremos e muita gente se vê obrigada a utilizar soluções como ar-condicionado e ventilador, para amenizar a temperatura. Entretanto, a arquitetura possui soluções para diminuir o calor, e é sobre isso que falaremos nesse artigo!

Não utilizar mais ventiladores

Para abordar o assunto, a equipe da InstaCasa chamou, para um #PapoDeEspecialista, a arquiteta e urbanista Shayene Carneiro, que faz parte do time de Desenvolvimento de Projetos da InstaCasa. E então, bora conhecer as soluções arquitetônicas para diminuir o calor em casa?

A importância da ventilação para o conforto térmico

Shayene Carneiro é Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paulista. Possui experiência com projetos urbanos e residenciais de arquitetura.
Shayene Carneiro é Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paulista. Possui experiência com projetos urbanos e residenciais de arquitetura.

De acordo com Shayene Carneiro, existem várias formas de, arquitetonicamente, diminuir o calor em casa. “A ventilação natural de um casa influi diretamente no conforto térmico que os moradores da residência terão, e isso colabora para a diminuição do calor. Quando um arquiteto é contratado para desenvolver um projeto arquitetônico, ele precisa pensar no posicionamento da planta, seja uma casa ou um apartamento. Os projetos são, na maioria das vezes, pensados de acordo com a iluminação solar, no norte. É importante pensar sobre a orientação solar durante o ano e, também, sobre a passagem dos ventos”, explicou.

“A segunda questão que também influi na ventilação são as aberturas, como as janelas. A posição das janelas também influencia, diretamente, em como o vento entra e sai dentro da sua casa. Existe o que a gente chama de ventilação cruzada, que nada mais é do que as aberturas posicionadas onde entra e sai o vento. Então, se você posicionar uma janela por onde passa o vento frio, ele vai entrar na casa e levar o calor, o ar quente, de dentro de casa para fora, por outra janela. Então, saber escolher esse posicionamento é importante”, citou Carneiro.

A escolha correta de materiais pode diminuir o calor em casa?

Conforme a arquiteta da InstaCasa, os materiais de construção são capazes de influenciar diretamente na sensação térmica na parte interna da residência.

A escolha de materiais corretos podem diminuir o calor em casa. A característica de determinado elemento de reter a passagem do calor pode ser alterada com o uso de materiais isolantes, técnica útil quando se deseja reduzir o uso de equipamentos condicionadores de ar. Agora, a inércia térmica, é um conceito mais amplo e, inclusive, depende de como são utilizados os materiais isolantes. A aplicação de elementos térmicos de maneira indiscriminada nem sempre contribui para melhorar o desempenho da edificação. Em alguns casos, pode até diminuir a inércia térmica.

Existem, ainda, técnicas avançadas que podem ser utilizadas para a construção de uma casa. “Você pode optar, por exemplo, por tijolinhos. A construção pode ficar um pouco mais cara, mas ele vai garantir o frescor para a sua casa. Você pode, também, fazer uso de cobogós, que também são elementos vazados, e permitem o sombreamento com fluxo dos ventos. Existe, ainda, a opção de um “telhado verde”, que seria um jardim na cobertura da casa, que traz essa questão do frescor de um material orgânico. Há, também, a argila expandida, utilizada também na cobertura, que tem como principal função criar uma barreira térmica sem aumentar muito o peso sobre a laje. No mercado, existem, também, outros materiais que podem ser adicionados para colaborar com a sustentabilidade e com o conforto térmico”, finalizou a profissional.

cobogó
Imagem: Obi Revestimentos

Conceitos de inércia térmica e isolamento térmico

Citamos, anteriormente, a importância de fatores como inércia térmica e isolamento térmico quando falamos sobre soluções para diminuir o calor. Para aprofundar os conceitos, citamos:

  • Inércia Térmica: a inércia térmica é a capacidade de determinado material para absorver o calor e distribuí-lo lentamente para o ambiente. É o exemplo de materiais como concreto, argila, pedras. Esses materiais demoram pra aquecer e para esfriar, então conseguem segurar o pico do calor do sol durante o dia e irradiam esse calor pra dentro durante a noite. No final das contas, a temperatura interna varia pouco. Dá pra manter um clima interno agradável sem usar equipamentos condicionadores de ar. O próprio vento externo serve pra isso;
  • Isolamento Térmico: o isolamento térmico é a capacidade de um material de impedir a transmissão do calor. São exemplos isopor, vidro duplo, lã de vidro e lã de rocha. Esses materiais não emitem calor residual e são as melhores opções para lugares com temperaturas extremas: inverno rigoroso com neve, desertos e verão com altas temperaturas. A temperatura interna nesses casos é controlada por um sistema suplementar de ar-condicionado ou lareiras.

Por fim, é interessante frisar que projetos de arquitetura de qualidade já são pensados para resolver boa parte das necessidades da ventilação do projeto. Então, entre todas as outras vantagens, também é por isso que é necessário ter um acompanhamento de um profissional.

Se você curtiu saber um pouco mais sobre algumas das soluções para diminuir o calor em casa, comenta na caixa aqui embaixo! Ah, e se você quer continuar recebendo conteúdos sobre arquitetura e decoração, não deixe de assinar a newsletter da InstaCasa, para ficar por dentro de todos os conteúdos divulgados semanalmente.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

3 Comentários

  1. Informações importantes, até mesmo por se tratar de um conteúdo de extrema necessidade em uma época em que estamos sofrendo com o aquecimento
    global.

    1. Oi, Maria! Tudo bem?

      Ficamos felizes por você ter gostado desse conteúdo! Siga acompanhando nossas publicações aqui no Blog InstaCasa!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.