Telhas termoacústicas para a sua casa

Quando você está comprando materiais para a execução do seu projeto de arquitetura, é necessário muito cuidado e atenção a todos os detalhes: revestimentos, louças e metais, iluminação e, também, às telhas escolhidas. No mercado, hoje, um tipo de telha que ganha cada vez mais espaço é a termoacústica, também conhecida como “telha sanduíche”, composta por chapa metálica+ material isolante + chapa metálica.

Para conhecer um pouco mais das características das telhas termoacústicas, fique conosco neste artigo! Nossa equipe de especialistas explicará as vantagens do material para você! Vamos começar?

Telha sanduíche
Imagem: Aço-Fer

Quais são as principais características das telhas termoacústicas?

As telhas termoacústicas são perfeitas para quem deseja reduzir o calor transmitido pela cobertura da casa e, também, o volume dos ruídos internos e externos. São compostas por duas telhas de metal (ou de fibra de vidro) e um material isolante, sendo esse, muitas vezes, feito de poliestireno expansível (popularmente conhecido como isopor), poliuretano ou poliisocianurato.

Se as telhas forem de metal, normalmente são produzidas a partir de alumínio ou de aço galvalume e galvanizado.

As telhas termoacústicas proporcionam maior controle da temperatura no interior dos ambientes, assim como economia de energia com ar condicionado. Sobre o seu funcionamento acústico, este é mais perceptível caso a casa não tenha laje ou forro. Quando é utilizada uma cobertura metálica simples, por exemplo, e uma chuva forte começa a cair, a casa pode ficar muito barulhenta. Então, as telhas sanduíches evitam esse tipo de desconforto acústico que elas mesmas causariam. Combinadas à telha termoacústica, portas e janelas com boa vedação melhoram o conforto em sua casa.

É importante ressaltar, ainda, que as telhas termoacústicas são, normalmente, encontradas na cor branca. Assim sendo, por conta de sua cor, elas refletem boa parte da irradiação solar, o que já diminui, de forma natural, a quantidade de calor absorvido.

Entre as principais vantagens, estão:

  • Variação de acabamentos e formatos;
  • Ótimo desempenho termoacústico;
  • São duráveis e não exigem manutenção constante;
  • Instalação rápida;
  • Não mofam;
  • Alternativas sustentáveis para coberturas, em razão da economia de energia gerada, possibilidade de reciclagem do material e uso de resíduos pouco nocivos ao meio ambiente em sua produção;
  • Baixo peso estrutural;
Telha termoacústica
Imagem: Fitec Brasil

Tipos de telhas sanduíches

Quando falamos sobre telhas termoacústicas, podemos dividí-las em dois tipos:

  • Simples: nesse tipo de telha encontramos a camada exterior feita de chapa metálica de zinco, o material isolante e a camada interior feita de folha fina de alumínio. Esse tipo acaba sendo uma opção mais barata. Também pode ser confundida com a telha de zinco, que é uma opção ainda mais simples;
  • Dupla: a telha dupla tem duas chapas metálicas, o que deixa o material um pouco mais caro. De qualquer forma, a telha dupla é a mais utilizada. As duas camadas de material metálico são feitas de chapa metálica e o recheio continua sendo composto de material termoacústico.
Telhas termoacústicas
Imagem: Habitissimo

Qual é o custo de uma telha termoacústica?

Em média, o preço das telhas termoacústicas varia entre R$ 44,00 e R$ 105,00 por metro quadrado. É o tipo de material que tem um ótimo custo-benefício, uma vez que não exige tanta estrutura para instalação e costuma dar menos problemas do que as telhas tradicionais.

E você, o que achou desse artigo sobre telhas termoacústicas preparado pelos especialistas da InstaCasa? Conta pra gente na caixa de comentários agora e, antes de sair da página, assine a newsletter do Blog InstaCasa. Assim, você ficará por dentro de todas as nossas novidades!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.