Quais são os tipos de calhas existentes?

Como já falamos algumas vezes aqui no Blog InstaCasa, existem vários itens importantes que merecem cuidado na hora de executar um projeto de arquitetura. Entre esses itens, podemos destacar as calhas. De forma resumida, as calhas são responsáveis pela coleta da água que escoa sobre telhados. Trata-se, então, de um elemento que recebe a água e a direciona para o sistema de drenagem.

Com a instalação da calha, há um controle maior da captação da chuva, que é capaz de reduzir os riscos de alagamento no terreno, proteger as edificações de infiltrações e diminuir, ainda, a erosão do solo. Isso tudo faz com que a casa se torne um lugar ainda mais confortável (e seguro) para se viver.

Pensando em explorar um pouco mais esse produto com você, amigo(a) leitor(a), criamos um artigo sobre quais são os tipos de calhas existentes no mercado, para te ajudar na tomada de decisão, junto com o profissional responsável pelo projeto da sua casa. Vamos começar?

Qual é o material ideal para uma calha?

Na hora de escolher a melhor calha para a sua casa, você precisa levar alguns fatores em consideração. Por exemplo, é necessário entender a estrutura do telhado e as condições climáticas da região.

Atualmente, é possível encontrar, no mercado:

  • Calha de alumínio: as calhas de alumínio são excelentes opções para pessoas que vivem em regiões muito chuvosas. São resistentes e sólidas. Possuem um acabamento muito bom, não oxidam e podem receber aplicação de tinta;
  • Calha de PVC: a calha de PVC é um item bem conhecido, utilizado na maioria das casas brasileiras, principalmente pelo seu valor. O PVC é um material bastante resistente às intempéries e, mesmo em locais de maresia, como as regiões litorâneas, ele resiste bem ao desbotamento, deformações, não apodrece e nem sofre corrosão;
  • Calha de aço galvanizado: o que torna a calha de aço galvanizado uma boa opção é seu processo de fabricação. No início, trata-se de uma calha de aço comum. Durante seu processamento, porém, a peça é enriquecida por zinco, em um processo químico conhecido como galvanização. Dessa forma, evita-se a corrosão durante o uso.
Calhas de aço galvanizado
1. Shoptime | 2. C&C

Como saber se as calhas estão funcionando corretamente?

Como explicamos anteriormente, as calhas são essenciais para a coleta correta de água da chuva. Então, a melhor hora pra testar o seu funcionamento, é durante a chuva – principalmente se esta estiver em grande intensidade. De acordo com os especialistas da InstaCasa, se o fluxo de água não estiver correndo adequadamente, a calha pode estar obstruída por folhas de árvores ou sujeira, ou ainda pode estar com algum problema estrutural que necessite de correção ou até substituição por uma calha nova.

Verifique sempre a declividade dos tubos para ter certeza de que a chuva está correndo para o lado certo. É comum ter quebra de suportes que causam alterações nessas declividades diminuindo a capacidade de drenagem das calhas. Pode ocorrer também vazamento entre as junções dos materiais o que pode necessitar de manutenção.

E então, o que você achou desse artigo sobre os tipos de calhas existentes? Deu pra tirar alguma dúvida ou você precisa esclarecer algum detalhe? Se for esse o caso, comente na caixa de comentários abaixo! Nossa equipe ficará muito feliz em te atender.

Ah, e se você gosta desse tipo de conteúdo, não deixe de assinar a newsletter do Blog InstaCasa. Assim, você terá todas as novidades em primeira mão!

*Capa: Quartzolit Weber

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.