Tipos de forro

Tipos de forro para a sua casa

Você conhece as funcionalidades do forro? Muito além de estética, o forro serve para fazer o acabamento da laje, escondendo estruturas, tubulações, fiação, ar-condicionado, além de ser a base de instalação de estruturas de iluminação, som e ventilação mecânica .

Quando a pessoa vai escolher o material para o forro da sua casa, então, ela precisa estar munida de informações sobre cada um dos tipos existentes, para que ela saiba escolher aquele que melhor atenderá às suas necessidades. São considerados, por exemplo, fatores como qualidade termoacústica, durabilidade e design. Afinal, quem não quer viver em um lar funcional e que também é bonito, não é mesmo?

Pensando nesses fatores, a equipe da InstaCasa separou quatro diferentes tipos de forro para te ajudar a decidir qual melhor se adapta ao seu projeto dos sonhos. Vamos conhecê-los?

Tipos de forro

Forro de gesso

Um dos materiais mais utilizados para o forro é o gesso, principalmente quando falamos das preferências dos clientes que querem, por exemplo, uma iluminação diferenciada nos cômodos da casa, porque permite cortes criativos.

Existem, no mercado, dois tipos de forros de gesso: a plaquinha de gesso e o drywall (ou gesso acartonado). No gesso tradicional, o acabamento consiste no uso de placas moldadas de gesso puro que são encaixadas lado a lado e presas por uma estrutura de arames. Apresenta um bom custo-benefício, porém gera muitas emendas e consequentemente necessita de muita mão de obra para sua instalação. No gesso drywall (ou acartonado), as placas são fixadas em uma estrutura de metal, com uma instalação prática e sem muita sujeira.

Forro de gesso
Imagem: Pequenas Reformas

Forro de madeira  

Quando falamos sobre #DicasInstaCasa, fica impossível não falar sobre madeira. Por aqui, somos apaixonados por esse material, que pode ser aplicado como revestimento de parede, piso, rodapé e esquadrias, também. Por isso, o forro de madeira também não poderia ficar de fora.

Como já dissemos anteriormente, a madeira é um material nobre e confere uma elegância e uma sofisticação que outro material dificilmente conseguirá apresentar. Embora exija um investimento mais alto, dado o custo do material (principalmente se estamos falando de madeira natural), esse é o tipo de forro que valoriza a estética do projeto, oferecendo uma sensação de aconchego e conforto termoacústico para quem usa o espaço.

Caso você queira utilizar madeira no forro do seu projeto, entretanto, atente-se a duas questões:

  • A madeira nunca é indicada para ambientes que sejam úmidos. Caso queira utilizá-la no forro de ambientes molhados, como é o exemplo dos banheiros e das cozinhas, trate a madeira adequadamente, para evitar danos;
  • O forro de madeira, quando não passa por manutenção constante, pode virar “casa” de insetos, como cupins. Por isso, certifique-se, constantemente, que as pragas não infestarão o forro.
Forro de madera
Imagem: Entenda Antes

Forro vinílico

Assim como os pisos vinílicos, forros vinílicos estão em alta no mercado! O forro vinílico é composto por PVC, um produto feito com material reciclável e de baixo impacto ambiental. É altamente resistente a riscos e manchas, além de possuir uma ótima durabilidade e resistência à água.

Elegante e com uma variedade de referências e design, a tecnologia de impressão digital vinílica permite desenvolver os mais diversos tipos de acabamentos para o forro.

Pode ser uma excelente opção para quem deseja, por exemplo, um forro com cara de madeira, mas quer economizar na obra. O forro vinílico com textura de madeira possui um acabamento sofisticado, que certamente garantirá um design único para a casa.

Forro vinílico
Imagem: Gazeta do Povo

Forro de PVC

Considerado um forro de baixo custo, o PVC tem como principal vantagem sua facilidade de instalação. As placas de PVC são encaixadas em um suporte e voilá: está pronto! Não é necessário fazer tratamentos extras, como é o caso de lixamento e pintura.

O forro de PVC também é considerado interessante porque tem alta durabilidade e resistência à maioria das intempéries, podendo durar muitos anos sem exigir qualquer tipo de manutenção. 

O PVC para forro também pode ser encontrado em diferentes cores e texturas, a depender do gosto do cliente. É possível encontrar, no mercado, forros de PVC que imitam a madeira, por exemplo.

Forro de PVC
Imagem: Plasbil

E aí, qual é o seu tipo de forro preferido? Conta pra gente! E, antes de sair do nosso blog, assine a nossa newsletter e receba, semanalmente, artigos completos sobre arquitetura, decoração e inovação, diretamente em seu e-mail.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.