Tipos de porcelanato

Tipos de porcelanato para o seu projeto

O porcelanato é um tipo de revestimento que pode ficar bacana em qualquer aplicação. Você pode instalá-lo nas paredes, no piso, em bancadas, no teto… As possibilidades são inúmeras, uma vez que o material é versátil.

Por possuir uma matéria-prima densa, o porcelanato não absorve tanta água. Isso faz com que ele seja aplicável em ambientes secos e molhados, a depender do projeto de arquitetura. Outra vantagem é que, hoje, no mercado, é possível encontrar porcelanatos com diversos acabamentos. Existem peças texturizadas, com diversas aparências e cores. É importante lembrar, também, que o porcelanato pode ser mais brilhoso ou, ainda, acetinado ou fosco. Com tantas áreas para explorarmos, neste artigo, falaremos sobre tipos de porcelanato para o seu projeto dos sonhos.

Porcelanato no teto
Imagem: Archtrends Portobello

Do que são feitas as peças de porcelanato?

O processo de fabricação das peças de porcelanato envolve matérias-primas nobres e alta temperatura para a composição da sua massa. A sua produção é realizada a partir de uma mistura de argilas, feldspatos (grupo de silicatos de sódio, potássio, cálcio ou outros elementos), quartzos e outros.

Com a massa “pronta”, os profissionais submetem o material à temperatura de queima superior a 1.200ºC, que resulta em uma peça rígida, homogênea e compacta, com um corte totalmente reto.

Todas essas etapas garantem, ao porcelanato, características como:

  • Alta resistência;
  • Uniformidade de coloração;
  • Facilidade de limpeza;
  • Alta durabilidade.
Imagem: Archtrends Portobello

Quais os principais tipos de porcelanato?

Como explicamos anteriormente, hoje, no mercado, existem porcelanatos com diferentes acabamentos e aparências. Você pode ter, por exemplo, um revestimento de porcelanato de alto brilho “imitando” a aparência de uma peça de mármore, ou réguas variadas para simular um deck de madeira. Tudo depende do que você imagina, junto com o seu arquiteto, para o ambiente no qual o porcelanato será instalado!

O que muita gente não sabe, entretanto, é que existem algumas categorias de porcelanato: o padrão, também chamado de bold; o retificado; e o porcelanato técnico, também chamado de “massa única”. Confira, abaixo, as características de cada um deles:

  • Porcelanato bold: este tipo de porcelanato é o mais tradicional, sendo extremamente utilizado nas reformas residenciais e comerciais, pelo fato de ser mais barato. Ele apresenta um arredondamento nas bordas das peças e, por isso, não possui em suas laterais uma superfície tão precisa. Então, ao instalar esse tipo de porcelanato, você observará que o espaço de rejunte será maior, o que pode, com o passar do tempo, facilitar o acúmulo de sujeira;
  • Porcelanato retificado: o que diferencia o porcelanato retificado do porcelanato bold é, simplesmente, o acabamento da peça. Ele possui bordas retas e precisas, deixando o material mais elegante. A finalização do porcelanato retificado, diferentemente do porcelanato tradicional, é feita por discos de diamante, que deixa cada peça mais regular e sem a necessidade de retoques. Assim, o espaço do rejunte será menor e, consequentemente, com melhor acabamento;
  • Porcelanato técnico (massa única): o porcelanato técnico, também conhecido como massa única, é o porcelanato com peças que não recebem nenhuma camada de esmalte na sua superfície externa. Assim, apenas a “massa” é utilizada, do início ao fim do produto, deixando uma consistência de pedra natural. Um exemplo clássico para te ajudar a diferenciar é: quando você quebra ou lasca uma peça de porcelanato tradicional, a parte “interna” do material é, muitas vezes, branca. O porcelanato técnico, se quebrado, mantém a cor e o produto uniforme. Os fabricantes têm investido para aumentar as opções de acabamentos e cores para esse tipo de porcelanato, mas ainda é o modelo com menos variedade no mercado, porém é um tipo de material muito utilizado para quem precisa de recortes precisos, como em pias esculpidas e nichos.

E então, o que você achou da nossa explicação sobre os tipos de porcelanato existentes no mercado? Deixa o seu comentário na caixa abaixo. E se você curte ler conteúdos de arquitetura, decoração e inovação, não deixe de assinar a newsletter do Blog da InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.