Tipos de portas: um guia definitivo

Nós, especialistas da InstaCasa, sabemos que todos os detalhes, na execução do seu projeto de arquitetura, importam. É necessário escolher, com muita calma, bons revestimentos, boas louças e metais e, também, boas esquadrias. Aqui no Blog InstaCasa, em oportunidade anterior, falamos sobre tipos de janelas e, desta vez, falaremos sobre os tipos de portas que você pode encontrar no mercado.

Entre as portas mais comuns, estão: porta de abrir, porta de correr, porta sanfonada, porta camarão, porta pivotante, porta holandesa, porta veneziana e porta balcão. Para conferir um pouco mais sobre cada uma dessas portas, siga a leitura! Vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. Bora começar?

Portas

Porta de abrir

As portas mais comuns encontradas no mercado são as portas de abrir. Elas também podem ser encontradas como “portas de giro”, nas quais as bases da abertura são fixadas nos batentes com o uso de dobradiças e, assim, abrem e fecham.

É um tipo de porta que funciona tanto para a entrada na casa como na separação dos cômodos, é uma opção eficaz e econômica, uma vez que pode ser encontrada nos mais diversos materiais e acabamentos.

Porta de correr

A porta de correr costuma ser, também, facilmente encontrada no mercado de construção civil. Ela pode ser uma solução para criar um painel mais bonito para a sua sala, ou para ambientes que precisam ter a porta aberta por mais tempo, sem preocupação de bater com o vento.

Sobre seu design, é uma porta que pode estar à vista ou ser embutida num móvel e sumir no ambiente, por exemplo. É perfeita para a sacada e para a integração da área interna com a área externa da sua casa.

Porta articulada

Uma porta articulada corre em um trilho e funciona dobrando suas folhas. É um modelo bonito, que garante economia de espaço em ambientes mais apertados.

O local mais indicado para ter uma porta articulada com fechadura é o banheiro. Entretanto, outros ambientes da casa, como o quarto, home office e até mesmo a cozinha, podem contar com a praticidade da porta articulada.

Porta camarão

A porta camarão pode ser encontrada, no mercado, com o nome de “porta sanfonada”. O seu funcionamento é parecido com o de uma porta articulada, entretanto, tem uma quantidade maior de segmentos que se dobram.

De forma geral, a porta, quando aberta, deixa as folhas dobradas uma sobre a outra, recolhidas nas laterais do vão. Há um trilho no forro ou no piso para que haja esse movimento de deslize das folhas. Porém, quando fechadas, funcionam, normalmente, como painel, como uma porta de correr. Também é uma opção interessante para quem deseja otimizar espaços pequenos.

Porta pivotante

Se você é um fã de novelas e seriados, certamente já viu uma porta pivotante na sua telinha. O nome “pivotante” vem justamente do seu mecanismo de abertura, que é feito por meio de pinos (também conhecidos como pivôs) instalados na parte inferior e superior da porta, na mesma direção. Esses pinos servem para fixá-la verticalmente, no chão e no batente, fazendo-a girar em torno de seu eixo.

É o tipo de porta que é capaz de agregar, ao seu projeto, sofisticação e qualidade. A porta pivotante é vista, principalmente, na entrada de uma residência, mas também pode ser instalada na saída para a garagem ou outros ambientes residenciais.

Porta holandesa

A porta holandesa, como o próprio nome já diz, teve origem na Holanda. Além de oferecer maior controle de entrada e saída de animais e crianças, ela também permite a entrada de ventilação e luz natural no cômodo, ao mesmo tempo em que trazia segurança.

Trata-se de um modelo que se divide ao meio, com uma estrutura que se divide em duas partes: a parte de cima abre para dentro ou para fora do imóvel, enquanto a parte debaixo fica estável e fixada.

Porta veneziana

Também é um tipo de porta que permite um melhor controle de ventilação e iluminação, personalização do ambiente e agrega ao design, que fica mais diferenciado e moderno do que com a utilização de outros tipos de portas.

No mercado, pode ser encontrada à venda em madeira ou alumínio.

Porta veneziana
1. C&C | 2. C&C

Porta balcão

Você já ouviu falar sobre porta balcão?  Elas se assemelham a grandes janelas e vão até o piso, podendo ter diversos modelos de funcionamento e materiais. Nas versões mais tradicionais de porta balcão, você encontra duas folhas fixas e duas folhas móveis, responsáveis por permitir o acesso entre os ambientes da sua casa.

É um modelo que pode ser mesclado com a porta de correr, veneziana e, no que diz respeito ao seu material de fabricação, porta balcão de madeira, porta balcão de alumínio e muito mais.

E então, você já sabe qual é a porta ideal para o seu projeto? Conta pra gente na caixa de comentários! E se você curte conteúdos de arquitetura, decoração e tecnologia, não deixe de assinar a newsletter da InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.