Tipos de torneira para a sua casa

Tipos de torneira para a sua cozinha

Se você já visitou uma exposição como a Expo Revestir ou já andou por corredores de lojas de materiais de construção, deve ter percebido que existe uma série de opções de torneiras. Das mais simples às mais sofisticadas, você poderá encontrar (ou até mesmo admirar), nesses lugares, aquela que caiba no seu orçamento e que satisfaça todas as suas necessidades. 

Ao falar com seus pais e avós, você pode perceber que, na época em que eles decidiram construir ou reformar, a torneira não era um item que recebia tanta atenção. Afinal, sua funcionalidade principal era (e continua sendo, até certo ponto), na cozinha, conduzir a água para que seja possível lavar panelas e louças e higienizar alimentos. Entretanto, com o avanço da arquitetura, da decoração e do cada vez mais presente design elegante dentro das moradias brasileiras, fabricantes passaram a dar uma atenção especial para esse elemento e possuem, inclusive, “tecnologias” que contribuem para a economia de água em casa.

Como principal exemplo dessas “tecnologias”, o arejador é um elemento que serve para adicionar ar ao jato de água. Eles ficam na saída da torneira e tendem a diminuir em até 50% o volume de água, o que contribui grandemente com a economia de água. Essa diminuição de água não interfere na qualidade da lavagem da louça, isso porque ela garante a quantidade suficiente de água, sem desperdício. Muitas torneiras hoje em dia já vem com arejadores, porém também é possível comprá-los separadamente para serem encaixados em qualquer modelo de torneira.

Com o objetivo de criar um guia sobre tipos de torneira para a cozinha, neste artigo, falaremos sobre materiais, modelos e ainda daremos algumas dicas para que você escolha a melhor opção para a sua casa! Vamos começar?

toneiras para casa

Escolhendo o material ideal de torneira para a sua cozinha

A primeira coisa, antes de verificar os tipos de torneira para a sua cozinha, é você observar e priorizar aquelas que possuem qualidade e durabilidade. Afinal, quando falamos sobre construção e reforma, todos os centavos contam, não é mesmo?

No mercado, atualmente, você encontrará torneiras de metal e de ABS. As torneiras de metal costumam ser mais caras, porém têm uma durabilidade maior. Por isso, ponto para ela! 

As torneiras de ABS, por sua vez, são mais baratas, mas com uma durabilidade inferior. Esse tipo de torneira pode ser encontrado na cor branca, a cor original do plástico, ou em tons metalizados, que são coloridos por cima do plástico. 

Sobre o acabamento, é muito comum encontrar torneiras “revestidas” com níquel, aço inoxidável, cromado, bronze, entre outros, a depender da variedade da loja na qual você está procurando.

Qual é a melhor altura para a torneira da cozinha?

Depois de pensar bem sobre torneiras metálicas e torneiras em plástico ABS, vem outro ponto importante que você deve levar em consideração na hora de escolher a torneira para a cozinha da sua casa: a bancada. 

Antes de ir efetivamente às compras, confira as medidas e o modelo da sua bancada e da sua cuba para garantir que o espaço entre a torneira e a pia seja suficiente para realizar suas atividades com conforto e segurança. Na cozinha, por exemplo, lavamos muitos alimentos, louças e panelas. Por isso, é importante que a distância entre a bica e cuba tenha, pelo menos, 30 centímetros. Essa distância dá uma margem interessante para a manipulação dos itens no local. Aqui, também vale a pena pensar sobre o local de instalação da sua torneira: parede ou pia. Antes de escolher o design da sua torneira, verifique se o encanamento da sua casa já está preparado para receber o tipo de torneira que você deseja instalar. 

A escolha do local de instalação da torneira vai definir o design da sua bancada e deve ser feita com antecedência, para se certificar de que o encanamento acompanhe essa decisão. Lembre-se que a torneira de pia precisa de movimento, não deve ser fixa, porque as pessoas que a utilizam precisam movimentar seu bico tanto para lavar as louças quanto para lavar a própria pia e eliminar impurezas. Uma versão fixa, por exemplo, não funciona tão bem e dificulta inclusive movimentar panelas grandes dentro da cuba.

Com essas medidas, informações e decisões em mãos, é hora de ir às compras!

Medidas para torneira

Entre os inúmeros tipos de torneira para a cozinha, qual escolher?

Como dissemos anteriormente, existe uma série de modelos de torneiras disponíveis para que você encontre uma ideal para a sua cozinha. Separamos, aqui, alguns dos tipos de torneiras para a sua cozinha, com os modelos mais populares, para te ajudar a tomar essa decisão:

  • Torneira convencional: a torneira convencional é a mais simples de todas. Cumpre suas funções básicas, de liberar água em temperatura ambiente. Não possui funcionalidades que mereçam destaque, mas são excelentes opções para quem está com um orçamento apertado e que precisa de uma torneira de qualidade na pia da cozinha;
Torneira convencional
  • Torneira monocomando: a torneira monocomando é aquela que conta com um misturador de apenas um comando. Ou seja, é possível controlar a saída de água quente e fria, e isso é feito acionando um mesmo comando. Este é um dos elementos que encontramos em torneiras consideradas “gourmet”. Algumas são realmente lindas, com um preço levemente mais elevado, mas com design e acabamentos diferenciados;
Torneira monocomando
  • Misturador: assim como os monocomandos, os misturadores são as peças preparadas para receber água quente e fria. Eles possuem o acionamento em dois elementos separados;
Misturador
  • Torneira multitemperatura: a torneira elétrica multitemperatura, também conhecida somente como torneira elétrica, assim como todas as outras sobre as quais estamos falando aqui, pode ser usada como torneira de cozinha, mas também de lavabo e banheiro. Ela conta com variações preestabelecidas de temperatura, o que possibilita que as atividades de limpeza sejam feitas com mais conforto. Muito utilizado em locais frios, onde ter água quente à disposição é mais que um conforto, uma necessidade;
Multitemperatura
  • Torneira eletrônica: a torneira eletrônica é também um tipo de torneira elétrica que permite personalizar a temperatura gradualmente. Isso quer dizer que você poderá decidir exatamente quão quente ou fria quer sua água. O controle total do aquecimento garante mais conforto e economia;
  • Torneira gourmet: além de sua beleza, a torneira gourmet é sinônimo de durabilidade. Na torneira gourmet, geralmente existem duas funcionalidades muito diferenciadas. Uma é o acionamento da água por um gatilho. Você deixa o misturador aberto na posição preferida, mas a água só sai quando você aperta esse gatilho. Facilita por não ter que ficar ligando e desligando a água o tempo todo. Outra coisa legal é a regulagem do tipo de jato que sai do bico da torneira. Pode ter a opção mais tradicional ou aquela mais potente, tipo uma ducha, que ajuda a lavar as panelas e tirar as sujeiras mais grudadas;
Torneira gourmet
  • Torneira com filtro: seja para consumo direto ou para preparação de alimentos, a água limpa e filtrada é um item essencial em qualquer cozinha, e as torneiras com filtro são o método mais fácil de obtê-la. Essa opção é bastante em conta e prática, dispensando o uso de um filtro em separado, com saída de água específica, ou a compra dos nada práticos galões de água;
Com filtro
  • Torneira com “plus” de funcionalidade: por fim, em nossa lista de tipos de torneira ideal para a cozinha, temos a ala “premium” de torneiras, temos aquelas que possuem um “plus” de funcionalidade. Esperar a água esquentar para o chá, comprar água com gás ou precisar de uma máquina de gaseificação em casa para matar essa vontade podem virar coisas ‘dos velhos tempos’. Essas torneiras com “plus”, além das três temperaturas convencionais de uma torneira – fria, quente e misturada – ela integra três novas funcionalidades: a água super quente, água gelada e água gelada com gás, todas purificadas.
com água com gás

Informações adicionais para escolher bem a torneira ideal para a sua cozinha

Quando estiver escolhendo a sua torneira ideal, lembre-se de questionar ao vendedor ou especialista sobre a pressão mínima que o equipamento precisa para funcionar corretamente. Essa informação é dada pelo MCA, que é a sigla para “Metros de Coluna de Água”, ou seja, qual a altura mínima, em metros, do nível da água na caixa em relação à torneira. 

Para seguir por dentro de conteúdos de arquitetura, decoração e tecnologia, siga-nos acompanhando em nossas redes sociais e assine a nossa newsletter.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.