Tipos e aplicações de grafiato para a sua casa

Você, certamente, já viu uma parede revestida com grafiato. Ele é composto de uma mistura entre água, polímeros acrílicos, pigmentos, aditivos e cargas minerais especiais. Dessa forma, quando ele é aplicado em uma parede, apresenta uma textura diferente que deixa-o com a aparência de diversas ranhuras. Se você acha que essas “ranhuras” são um defeito da aplicação, está enganado. Por ser uma massa com cargas minerais especiais, é um produto duradouro e, assim, uma excelente opção para quem gosta de praticidade e não está disposto a fazer diversas manutenções.

É um tipo de acabamento relativamente simples de aplicar e não precisa de pintura, então, muitas vezes, para muros externos, pode ser uma opção rápida, econômica e funcional, principalmente para paredes irregulares ou que ficam muito expostas à intempéries e acabam trincando. Pensando em explicar os mais diversos tipos e aplicações de grafiato, criamos esse artigo para te orientar na hora de escolher esse tipo de revestimento, para que você faça a escolha perfeita para a sua casa. Vamos lá?

Aplicando grafiato no muro externo de casa.
Imagem: Frame do Buzinaço Canal, no YouTube

Tipos de grafiato para a sua casa

Os grafiatos são classificados de acordo com sua gramatura ou malha. Você também encontra, em lojas de materiais de construção, grafiatos de inúmeras cores, que independe de gramatura ou malha. Os tipos de grafiato mais comuns são:

  • Malha 8: o grafiato malha 8 possui um acabamento mais rústico que os demais. É uma excelente opção de aplicação em fachadas e muros externos da casa;
grafiato malha 8
  • Malha 10: possui um grau intermediário de ranhuras, e pode ser utilizado em ambientes internos e externos, principalmente para destacar, por exemplo, uma parede específica, para a qual você deseja chamar a atenção;
Grafiato malha 10
  • Malha 12: o grafiato de malha 12 traz um acabamento mais fino e delicado, e também deve ser utilizado na área externa da casa.
Grafiato malha 12

Aplicações do material para a sua casa

Você pode aplicar o grafiato em qualquer cômodo da sua casa. Entretanto, como já falamos, ele é uma excelente opção para as áreas externas da casa. Caso você pense em utilizá-lo nas paredes internas, é bom ressaltar que o grafiato pode acabar rasgando roupas ou tecidos que tenham contato com a parede.

Por isso, os especialistas da InstaCasa indicam a aplicação principalmente nas áreas externas.

Estilos das ranhuras do grafiato

  • Grafiato riscado: o grafiato ganha ranhuras que podem ser verticais harmônicas, com um acabamento clean e moderno, e também com linhas redondas e/ou quadriculadas;
Grafiato riscado
  • Grafiato liso: o estilo liso de grafiato não demonstra um padrão nas ranhuras. Trata-se de uma massa lisa aplicada de maneira uniforme, podendo ser trabalhada de maneira a obter os mais diversos tipos de desenho;
Grafiato liso
  • Grafiato “artístico”: aqui é possível criar padrões diversos usando o grafiato como imitar formas de tijolos, mandalas ou qualquer outro design de sua preferência, proporcionando rusticidades diversas, a depender do seu gosto pessoal.
Grafiato artístico

E então, o que você achou sobre os tipos e aplicações do grafiato? Conta pra gente! Ah, e não vá embora sem assinar a nossa newsletter, principalmente se você curte conteúdos sobre arquitetura, decoração e inovação!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.