Dicas para comprar seu primeiro imóvel

Vai comprar seu primeiro imóvel? Confira essas dicas

Após a Covid-19, alguns setores conseguiram se recuperar da retração econômica e se mantém estáveis, como o setor imobiliário. Hoje, mesmo com a alta da inflação e aumento de juros, o setor imobiliário tem trazido à tona oportunidades de bons negócios, acenando um bom momento para quem estava planejando comprar seu primeiro imóvel.

A escolha de formas de pagamento de acordo com o orçamento familiar para a compra é uma das questões chave do tema. Assim, quem estiver decido a adquirir um imóvel, terá que se atentar para esse e outros pontos.

Escolha a forma de pagamento mais adequada

Para quem pretende comprar um imóvel de forma parcelada, é importante realizar uma análise detalhada do orçamento e da renda familiar. Caso pense em financiar, lembre-se de que o investimento máximo possível é de 30%.

Você precisará considerar todos os custos relacionados à compra.

Quando você compra uma casa, são cobrados impostos e taxas sobre a venda, além do custo do próprio imóvel. Dessa forma, incluir esses custos no seu planejamento permitirá que você tenha uma ideia mais realista do quanto gastará no total.

Mas, se você planeja comprar um imóvel já há algum tempo e tem economizado para realizar o pagamento à vista, com certeza ganhará alguns benefícios, como um maior poder de negociação e uma folga de cerca de 30% do seu investimento que seriam gastos com custos relacionados ao financiamento.

Além dessas possibilidades, você também poderá adquirir um imóvel através de um consórcio imobiliário, que é uma forma fixa de comprar de forma planejada. Ao aderir, você receberá o valor do imóvel que deseja dividido em parcelas mensais.

Procure o lugar certo

dicas para comprar seu primeiro imóvel - pesquisa

A escolha de um imóvel muitas vezes faz parte de um longo processo, pois, além de envolver muito planejamento e economia, é preciso que pontos como características e localização façam sentido para o estilo de vida da sua família.

Portanto, para fazer um bom negócio, certifique-se de que a área que você está considerando esteja em uma região que atenda às expectativas de sua moradia. Se a proximidade com escolas, por exemplo, for importante para você, verifique se suas opções atendem a esse requisito.

Caso não deseje se deslocar muito para resolver questões relacionadas ao dia a dia, verifique se o imóvel desejado possui padarias, supermercados, mercearias, drogarias e feiras livres por perto.

Outro ponto que devemos considerar é a segurança.

Faça uma pesquisa sobre a região e visite o local em datas e horários diferentes. Isso permitirá que você veja se o entorno do imóvel é movimentado e como tudo funciona em determinadas horas do dia. Essa dica também vale para que você se atente se há comércios barulhentos próximos à região, além de ter uma ideia do volume de tráfego em diferentes horários.

Ao seguir essas dicas, você estará em uma posição privilegiada para comprar sua nova casa ou apartamento com mais confiança. Avalie suas opções para que sua qualidade de vida aumente com a compra, ao invés de diminuir.

Se achou esse conteúdo relevante, assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.