vale a pena comprar um lote em aclive

Vale a pena comprar um lote em aclive?

Quando você vai visitar um loteamento pela primeira vez, as inclinações dos terrenos podem assustar um pouco, não é mesmo? Ao ver um lote a nossa mente, muitas vezes, é incapaz de imaginar corretamente o que pode ser construído naquele local, principalmente se ele estiver em aclive ou em declive. Essa questão foi o “click” para o surgimento da InstaCasa: ao invés de mostrar somente um terreno no momento da venda, permitimos que o comprador veja, por meio das nossas tecnologias (entre elas realidade virtual, realidade aumentada, 3D e mais) o que pode ser construído ali.

Essa tecnologia desenvolvida pela nossa startup vem ajudando muitas pessoas a compreender definitivamente que a compra de um lote em aclive ou em declive é um mito. E é neste artigo que começaremos a falar sobre o tema para respondermos a uma simples questão: vale a pena comprar um lote em aclive?

A geografia brasileira e os diferentes tipos de loteamentos

O Brasil possui uma extensão territorial de 8.514.876 km², com diversos tipos de solo e topografias. Graças a essa extensa variedade de terrenos encontradas em nosso território nacional, as pessoas podem ter medo de arriscar suas economias em um loteamento, com receio de que, futuramente, não seja possível construir a sua casa dos sonhos. Ou, ainda, podem pensar que “a declividade é ruim” e, portanto, o espaço trata-se de um lote improdutivo. Vamos pensar diferente?

Ainda, é importante ressaltar que existe um medo muito grande de comprar um terreno inclinado e gastar muito mais na obra do que se fosse um terreno plano, mas nem sempre é verdade. O custo da fundação, por exemplo, tem muito mais a ver com o tipo de solo do que com qualquer outro fator. Mas, fique tranquilo: um bom arquiteto sempre arranjará uma solução criativa e eficiente para você!

Um bom arquiteto sempre encontrará uma solução ideal para você.

As vantagens de comprar um lote em aclive

Quando falamos sobre os tipos de terrenos existentes, é muito comum que as pessoas pensem que os lotes planos são, sem dúvidas, muito melhores do que os lotes em aclive. Na verdade, todo tipo de lote possui suas vantagens e desvantagens e, para decidir o que funciona melhor para você e sua família, você deve pensar bem sobre suas necessidades de uso.

O lote em aclive, por definição, é aquele que, em relação à rua, sobe para os fundos do terreno. Muitas pessoas acreditam que, por ter essa característica, os lotes em aclive são ruins, mas isso é, apenas, uma falsa impressão causada pela nossa própria mente, que reproduz, com maior facilidade, a imagem de uma casa construída em um terreno que já é plano.

As casas construídas em terrenos em aclive oferecem maior destaque visual, ficando mais imponente e valorizando mais ainda o seu projeto de arquitetura. Neste tipo de declividade, é possível utilizar recursos que dão a impressão de que você mora em um verdadeiro casarão de cinema, e ainda mantém a sua privacidade nos fundos da casa, uma vez que você pode ter uma área de lazer protegida do restante do loteamento.

Projeto em aclive desenvolvido pelo time de arquitetura da InstaCasa.
Projeto Melville, desenvolvido pela equipe de arquitetura da InstaCasa

Adquirindo um lote em aclive, você pode pensar em uma garagem coberta, por exemplo, que faz total diferença na imposição da casa. Ou, ainda, na possibilidade de fazer uma varanda “vistosa” na frente da casa. Isso chamará a atenção dos seus vizinhos e trará uma imponência para a sua residência, fazendo com que ela se destaque das demais.

Outro fator que pode pesar na sua decisão é o financeiro: em geral, os lotes em aclive são mais baratos do que os lotes planos, justamente pela existência dessa ideia de que existem lotes ruins e lotes bons. Assim, a própria loteadora coloca um preço mais acessível nesses terrenos, para que seja mais fácil vendê-los.

Existe, ainda, uma característica muito importante dos lotes em aclive: por receberem, muitas vezes, projetos e construções mais verticalizadas, aproveitam melhor o sol. Além de qualidade de vida por poder aproveitar mais a iluminação natural, você também reduz o custo com energia elétrica ao não precisar ficar com as luzes acesas durante todo o tempo.

Bacana, não é mesmo?

Projeto em aclive desenvolvido pelo time de arquitetura da InstaCasa.
Projeto Berhala, desenvolvido pela equipe de arquitetura da InstaCasa

E você, o que pensa sobre os terrenos em aclive? Conte-nos nos comentários! Ah, e se você não quer perder nenhum dos nossos conteúdos semanais, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades da InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

6 Comentários

  1. Bem proveitoso!

    1. Oi, Ezequiel. Tudo bem?

      Ficamos muito contentes que você tenha gostado do nosso conteúdo. Para continuar por dentro das novidades da InstaCasa, assine a nossa newsletter e não perca nenhum artigo do nosso blog!

  2. Bom dia,
    Gostei muito da cada mostrada aqui pra terreno aclive leve.
    Eu posso fazer essa casa num terreno 5×125m2

    1. Bom dia, Ana! Tudo bem?

      Ficamos felizes que você tenha gostado dos projetos. Caso você tenha comprado um lote em um empreendimento parceiro, pode escolher um projeto de arquitetura perfeito para o seu terreno, diretamente na plataforma da InstaCasa, com o cartão do lote que você recebeu!

      Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de atendimento está disponível via WhatsApp, no telefone (11) 98368.8565.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.