Viva Magenta: a cor da Pantone para 2023

3 minutos para ler

É oficial: 2023 é o ano do Viva Magenta – foi o que anunciou a Pantone, autoridade mundial quando falamos em cores. Após o azul suave de 2020, tons de cinza e amarelo em 2021 e a cor Very Peri de 2022, a empresa escolheu o Viva Magenta 18-1750 como a cor de 2023.

O Viva Magenta é um parente próximo do carmim e é uma cor ousada o suficiente para quebrar o padrão, mas ao mesmo tempo convidativa, surpreendente e acessível para uma variedade de contextos e aplicações – seja na moda, na arte, no design, na decoração ou na arquitetura.

Viva Magenta - Cor do ano de 2023
Utilizações da cor Pantone 2023
A escolha de cor pela Pantone visa refletir as últimas tendências de design

Quer entender um pouco mais da cor e se inspirar para aplica-la em sua casa? A equipe da InstaCasa preparou um artigo cheio de inspirações de uso do Viva Magenta! Vamos conferir?

Por que o Viva Magenta?

Em um momento moldado por inúmeros desafios, o Viva Magenta traz um tom ousado de vermelho, refletindo o espírito “rebelde” da nossa época e um interesse em novas experiências após a pandemia do coronavírus.

De acordo com a vice-presidente da Pantone, Laurie Pressman, o Viva Magenta é assertivo, mas não agressivo. É um tom vermelho corajoso e destemido que vibra com energia e vigor, e sua exuberância promove otimismo e alegria.

“Escolhemos essa cor porque sentimos que era um tom não convencional para um momento não convencional, algo que poderia nos apresentar uma nova visão”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone.

Eiseman também descreveu o Viva Magenta como um “vermelho animado, pulsante de movimento”, e fala que a natureza foi uma das principais inspirações para a seleção de cores deste ano. A cor remete aos corantes de cochonilha derivados de insetos, usados ​​desde o início do século II aC para “imprimir” tons de vermelho em tecidos e papel. Com a crescente influência da tecnologia, que se refletiu fortemente na tonalidade inspirada na tela sensível ao toque da cor de 2022 (o Very Peri), é preciso agora lembrar o mundo como natureza.

Cochonilhas - inspiração para a escolha da cor Pantone 2023
Cochonilhas, os insetos que inspiraram a cor Pantone de 2023: o Viva Magenta

“Esperamos que o simbolismo dessa cor crie um mundo dinâmico que incentive a experimentação”, diz Eiseman. “Um mundo que aproveita o virtual dentro do reino físico e encoraja nosso espírito a explorar possibilidades inovadoras”.

Inspirações com o Viva Magenta para sua casa

A presença e exuberância do Viva Magenta tem o poder de transformar os espaços da sua casa.

Seja através de móveis, paredes, portas, janelas ou itens decorativos, essa cor deixará sua casa com muito mais personalidade. Vamos conferir algumas ideias para você se inspirar?

Viva Magenta nas paredes
Poltrona com a cor Viva Magenta
Sala de estar inspirada na cor Pantone 2023
Meia Parede com o Viva Magenta
Tapete em tons magenta
Aparador em tons magenta

E então, gostou dessas inspirações? Como você gostaria de aplicar essa cor em sua casa? Conta pra gente nos comentários e não esquece de assinar a newsletter da InstaCasa para receber mais conteúdos como esse.

Posts relacionados

Deixe um comentário