O que é taxa de ocupação

Você sabe o que é taxa de ocupação?

Caso você já tenha construído ou está construindo uma casa com a ajuda de um profissional especializado, já deve ter ouvido falar sobre o termo “taxa de ocupação”. Ele é muito utilizado por arquitetos e pelas prefeituras dos municípios, locais onde os projetos de arquitetura devem ser aprovados para que possam ser construídos. Mas você sabe o que taxa de ocupação é, por definição?

De acordo com a Arquiteta e Coordenadora de Operações de Processos Legais da InstaCasa, Nathalia Antunes, a taxa de ocupação “é um índice, definido pela legislação de cada município, que determina a porcentagem do terreno que pode ser ocupada pela projeção de uma edificação. Dessa forma, o objetivo da T.O. é indicar o máximo que podemos ocupar, horizontalmente, em determinado terreno. Esse índice, em conjunto com outros parâmetros urbanísticos previstos em lei, tem a finalidade de controlar o crescimento urbano exagerado e desordenado”.

Taxa de ocupação final

E por que a taxa de ocupação é tão importante para um projeto de arquitetura?

Aqui no Blog InstaCasa, já falamos sobre a importância de viver em uma cidade bem planejada. A taxa de ocupação é, entre tantos outros índices importantes, um fator determinante para que seu município e sua vizinhança cresçam de forma ordenada.

Conforme a profissional da InstaCasa, “a Taxa de Ocupação é importante pois ela limita o quanto do terreno podemos ocupar com o projeto de arquitetura, ou seja, a área máxima que a projeção da construção pode ter. Se a T.O. para um determinado terreno é de 70%, significa que podemos ocupar no máximo 70% do terreno com a projeção da edificação”.

E por que a taxa de ocupação é tão importante para um projeto de arquitetura

Como é feito o cálculo da T.O.?

A Taxa de Ocupação é calculada a partir da divisão da área de projeção da edificação pela área do terreno.

T.O. = Área da projeção / Área do terreno

Por exemplo: para um terreno de 200m² e uma edificação de 100m² de projeção, a T.O. será igual a 0,5, que corresponde a um porcentual de 50%.

T.O. = 100/200
T.O. = 0,5
T.O. = 0,5 x 100 = 50%

Nesse cálculo, de acordo com Antunes, “a Taxa de Ocupação leva em conta toda a área que uma edificação projeta no terreno. Ela não está diretamente ligada ao número de pavimentos da edificação, e sim ao plano horizontal que uma edificação ocupa no terreno. Entretanto, se os pavimentos superiores tiverem elementos que se projetem para fora do limite da construção do pavimento térreo, essa área influenciará no cálculo de T.O”.

Cálculo de T.O.

E aí, entendeu o que é a taxa de ocupação? Se você ainda ficou com alguma dúvida, manda pra gente na caixa de comentários! Nosso time ficará muito feliz em ajudar. Ah, e se você quiser continuar por dentro de assuntos de arquitetura, tecnologia, inovação e decoração, assine nossa newsletter e receba os nossos conteúdos em primeira mão.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.